Como acalmar o seu rosto quando tem pele reativa que fica vermelha?

AD_REACTIVE SKIN_FACE_WOMAN_2021
Conteúdos

Como acalmar o seu rosto quando tem pele reativa que fica vermelha?

Um instante frio ou quente, um stress ou amor à primeira vista: o seu rosto trai-o porque a sua pele fica avermelhada? A sua pele por vezes fica dormente e avermelhadaa, transformando-se num verdadeiro desconforto? Chamamos a isto pele reativa. Porque é que a pele fica vermelha? O que explica esta sensibilidade? Que cuidados da pele ou creme calmante deve aplicar no rosto para acalmar a reatividade da pele e reduzir a vermelhidão? Eis todas as dicas de que necessita para eliminar a vermelhidão.

O que é uma pele reativa que se ruboriza?

O essencial num relance:

  • O que vemos, sentimos: a sua pele já não aguenta mais! Está repuxada, irritada, arde e, por vezes, até provoca comichão. Além disso, tem manchas vermelhas (chamado “eritema”) que aparecem e desaparecem. Esta reatividade pode ser desencadeada pelo stress, calor ou frio, pela aplicação de produtos, ou até de água, pela fricção, etc.
  • O que acontece: a pele reativa que fica vermelha é a pele intolerante que não consegue suportar as agressões. Em primeiro lugar, a pele não está devidamente protegida – por outras palavras, a pele já não desempenha adequadamente o seu papel protetor, fica permeável e desidratada, o que favorece a penetração de agentes potencialmente irritantes. Como não está devidamente protegida, a sua pele reage de forma exagerada a fatores que não têm efeito noutros tipos de pele: é conhecida como hiperreatividade cutânea. Entre os estímulos que causam vermelhidão no rosto, distinguimos os fatores externos, relacionados com o nosso ambiente (os cosméticos e produtos de higiene, poluição, água, frio, calor, variações de temperatura, radiação UV do sol e/ou fatores químicos) e mais fatores pessoais, como hormonais ou emocionais (em particular stress e ansiedade). Além disso, a pele clara é a mais afetada.

Sempre que estou stressada, a minha pele torna-se vermelha e inestética. Por isso, dou comigo a tentar encontrar um produto adequado de cuidados da pele para eliminar a vermelhidão, enquanto tento lidar com o meu stress. Ao longo do tempo, descobri que, ao cuidar da minha pele todos os dias e ao escolher um creme calmante antivermelhidão adequado, consegui reduzir a sua irritabilidade e a vermelhidão era menos visível.

Claire, 38 anos

Pele reativa: números para saber

60%

das pessoas afetadas são mulheres

25 anos

com idade a partir da qual esta condição se torna evidente

37,6%

da população europeia tem pele reativa

Fragilidade da epiderme, um mecanismo patogénico comum de acne vulgaris, rosácea e pele reativa, envolvendo uma ativação inflamosa. Gabriella Fabbrocini,

Peaux sensibilizados, Peaux réative, L.misery Annales de Dermatologie et de Vénéréologie (2019) 146, 585 -591 

AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

Para manter a pele o mais livre de vermelhidão possível, evite colocar demasiada tensão sobre ela. Pode fazê-lo simplificando a sua rotina diária de cuidados da pele, por exemplo: não utilizando demasiados produtos e utilizando gestos suaves.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

Fazer

  • Limpar, hidratar e cuidar. Para reduzir a vermelhidão no rosto, é importante utilizar produtos suaves, não agressivos e sem perfume. Uma vez que este tipo de pele sensível requer um cuidado adequado, utilizando este tipo de produtos evitará os riscos de alergias e irritação na pele. Um rosto com vermelhidão é um rosto que tende a desidratar-se facilmente, e esta secura contribui para a persistência da vermelhidão.
  • Adote um estilo de vida saudável. Para combater eficazmente a vermelhidão facial e acalmar a sua pele reativa, é também crucial que tenha um estilo de vida excelente e uma dieta saudável e equilibrada.

A evitar

O álcool, o café e as especiarias devem ser reduzidos. Estes acordos promovem a diluição de vasos sanguíneos. Prefira alimentos anti-inflamatórios e ricos em bons ácidos gordos (como peixe, especialmente sardinha, óleo vegetal, queijo, natas, paté, chocolate negro, abacate, amêndoas e ovos). 

Uma rotina eficaz consiste nos produtos certos e nas ações certas! Para reduzir os sinais visíveis e a vermelhidão facial ao longo do tempo, e para acalmar a sensação de tensão, calor e formigueiro da sua pele sensível e reativa, adote uma rotina que inclui limpeza suave, hidratação e cuidado. Como escolher os seus produtos de cuidado da pele para desmaquilhar, hidratar e cuidar da vermelhidão? Os nossos especialistas partilham consigo todos os conselhos sobre como escolher e aplicar os seus produtos de cuidados da pele.

Como limpar e remover a maquilhagem da
pele reativa?

  • Comece por escolher um desmaquilhante sem perfume que tenha sido dermatologicamente testado em pele frágil. Quer use a maquilhagem ou não, a limpeza é o primeiro passo de uma rotina de beleza para remover impurezas, proteger e hidratar a pele reativa, reduzindo assim a vermelhidão!
  • De manhã e à noite, limpe suavemente o rosto e pescoço com uma loção, gel, água micelar... a escolha é sua. Se escolher uma loção, aplique-a com a ponta dos dedos usando leves movimentos circulares de massagem. Este gesto respeita a pele e permite que esta seja aliviada sem ficar repuxada. De seguida, elimine-a delicadamente com um disco de algodão.
    Se preferir água micelar, então aplique este produto no rosto, olhos e lábios com um disco de algodão reutilizável, muitas vezes mais suave do que os discos de algodão descartáveis

Como cuidar da sua pele reativa para suavizar a
vermelhidão?

De manhã e à noite: aplique um creme facial hidratante e calmante adaptado à sua pele sensível que acalma a pele e combate a vermelhidão localizada. Coloque uma pequena quantidade de creme na ponta dos dedos e aplique suavemente no rosto. Com pequenos toques suaves, aplique na pele, nas áreas vermelhas e quentes, especialmente nas maçãs do rosto e no nariz, e, se necessário, no queixo. Evite aplicar o creme em movimentos circulares, que são muitas vezes demasiado fortes e tendem a aumentar a vermelhidão

PELE REATIVA

BIOLOGY CALM

Cuidado dermatológico calmante

Este produto com certificação biológica para cuidados da pele acalma a sensação de desconforto e calor e protege e hidrata a pele reativa.

Saiba mais

BIOLOGY CALM
Voltar ao topo