Como acalmar a vermelhidão do rosto após um procedimento a laser?

AD_FRAGILE SKIN_FACE_WOMAN_LOOKING IN MIRROR_2021
Conteúdos

Como acalmar a vermelhidão do rosto após um procedimento a laser?

A sua pele foi submetida a um procedimento laser para remover pequenas manchas, cicatrizes ou capilares visíveis no rosto? Desde então, a sua pele ficou vermelha? A pele ficou com manchas e a zona onde o laser foi utilizado está quente? Isto é perfeitamente normal, uma vez que o laser provoca um estado temporário de inflamação imediatamente após o procedimento. Portanto, isto passa! Mas podemos ajudar a cuidar da pele com uma rotina de cuidados muito simples, para acalmar e repará-la após o procedimento a laser. 

Que cuidados ou cremes antivermelhidões deve aplicar no rosto após o procedimento a laser? Como pode acalmar a sua pele e fazer com que a vermelhidão desapareça? Nós explicamos-lhe tudo!

Quais são as consequências de um procedimento a laser no rosto?

O essencial em resumo:

  • O que vemos, sentimos: imediatamente após o procedimento, dependendo do tipo de laser utilizado, a pele pode apresentar sintomas discretos (vermelhidão ou inchaço das zonas submetidas ao procedimento durante 3 a 15 dias), ou um pouco mais visíveis depois dos efeitos que são semelhantes a "hematomas" e que evoluem como tal: inicialmente azul escuro ou preto, a cor evolui depois para violeta, rosa e amarelo, de forma permanente. Também pode apresentar inchaço (eczema), uma sensação de calor (rubor), uma sensação de formigueiro, ardor e vermelhidão no rosto. A vermelhidão temporária após o laser deve-se ao "aquecimento" da pele. 
  • O que acontece: Esta vermelhidão deve-se a um aumento do fluxo sanguíneo nos vasos capilares. Este fluxo sanguíneo será destruído pelo calor do laser, o que fará com que a vermelhidão desapareça.

Para eliminar a vermelhidão permanente no meu rosto, realizei um procedimento a laser. Quando foi feito, a minha pele tinha manchas pequenas, muito pretas, como hematomas. O médico tinha-me avisado, por isso não me preocupei, mas apliquei um creme especialmente concebido para este tipo de procedimento e não tenho vestígios nenhuns agora, passadas algumas semanas.

Mathilde, 38 anos
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

Após um procedimento a laser, a pele fica inflamada (vermelhidão, , etc.), por isso é importante que não se exponha ao sol durante as 2-3 semanas seguintes. A proteção solar deve ser aplicada diariamente.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

Para acalmar a vermelhidão da sua pele após o procedimento laser e promover a cicatrização, recomendamos que adote uma rotina específica de cuidados da pele. Primeiro, é importante preparar a pele antes do procedimento laser para limitar a vermelhidão. Após o procedimento laser, tem de agir para facilitar o desaparecimento da vermelhidão e das pequenas crostas. Quais são os hábitos e passos certos a adotar durante estas duas fases? Nós explicamos-lhe tudo!

Fazer

Antes do procedimento: prepare a sua pele, limpando-a de manhã e à noite com um produto de cuidado adequado que não agrava o seu estado e certifique-se de que a pele se encontra hidratada e suavizada: isto envolve os produtos de cuidado que aplica, naturalmente, mas também um estilo de vida saudável que minimiza os fatores irritantes para a pele.

A evitar

  • Após o procedimento, evite a exposição ao sol ou ao frio extremo e certifique-se de que segue uma alimentação saudável e equilibrada com abundância de vitaminas, excelentes para a pele.
  • Certifique-se de que também reduz a ingestão de álcool, café e alimentos condimentados, uma vez que promove a dilatação dos vasos sanguíneos. Por outro lado, prefira alimentos anti-inflamatórios ricos em bons ácidos gordos.

Após o procedimento, a prioridade é adotar a rotina certa para acalmar os efeitos do mesmo (vermelhidão, calor e desconforto), e depois cuidar da pele para que esta possa recuperar e sanar devidamente. Seguem-se 3 simples passos.

Como acalmar o rosto após o procedimento a laser?

Imediatamente após o procedimento, aplique um spray refrescante e um creme calmante para apaziguar a sensação de ardor, calor e vermelhidão. Nos dias seguintes, tenha cuidado para não arranhar as pequenas crostas que se formaram para evitar infeções e cicatrizes. Prefira o duche ao banho de imersão, para a pele não ficar demasiado molhada, e seque o rosto dando suaves toques com uma toalha macia, sem esfregar. Pode aplicar maquilhagem, mas não se esqueça de aplicar a proteção solar (mínimo SPF30) se for para o exterior. 

Como limpar, hidratar e proteger a pele após um procedimento a laser? 

De manhã e à noite, limpe a pele com um produto adaptado à pele sensível e frágil: um passo essencial para acalmar a vermelhidão. Loção, gel, água... escolha a textura que prefere. Certifique-se de que utiliza discos de algodão reutilizáveis, que são mais suaves e menos agressivos do que os descartáveis.

Em seguida, escolha e aplique um hidratante antivermelhidão ou um hidratante de cicatrização. Aplique uma pequena quantidade de creme na ponta dos dedos e espalhe-o suavemente no rosto para penetrar na pele. Evite aplicar o creme em movimentos circulares, o que tende a ser demasiado forte e a aumentar a vermelhidão. 

Os produtos certos de cuidados da pele

Cuidado dermatológico antivermelhidão

BIOLOGY AR

Cuidado dermatológico antivermelhidão

Acalma - Protege - Hidrata - Reduz vermelhidão

Best Seller
Creme reparador calmante

EPITHELIALE A.H ULTRA

Creme reparador calmante

Acalma - Reparos - Evita marcas de pele

Spray refrescante ultracalmante

CUTALGAN

Spray refrescante ultracalmante

Acalma - Calma

  AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Saiba mais

Saiba mais sobre a pele que tende a ficar vermelha

Voltar ao topo