AD_WEBSITE_BRAND-PAGE_GDP-DTO-ERT_TEST-DTO_2021

Fórmulas adequadas para pele frágil

Embora sejamos movidos pelo desejo de mudar a vida da pele frágil, é o rigor científico que nos guia em todas as fases do desenvolvimento do nosso produto

Todos os dias, 326 peritos em 4 centros de Investigação & Desenvolvimento contribuem para esta excelência, garantindo uma eficácia e tolerância ótimas. A escolha e segurança dos ingredientes, o equilíbrio das fórmulas, os testes in vitro e in vivo dos produtos acabados, nada é deixado ao acaso, tudo é rigorosamente examinado pelas nossas equipas científicas. Da conceção à comercialização, cada produto é submetido a várias centenas de testes. Um único ponto de colagem e o produto é eliminado. Ser rigoroso significa recusar-se a comprometer a eficácia e a tolerância.

As nossas respostas às suas perguntas

A segurança é a nossa prioridade; somos absolutamente intransigentes ao longo de todo o ciclo de conceção do produto. Baseia-se num conjunto de medidas rigorosas:
- Ao selecionar as matérias-primas, verificamos a origem, eficácia e segurança.
- Concentramo-nos, em particular, no seu impacto na saúde e no ambiente.
- Mas também em termos da fórmula para proteger de qualquer risco de contaminação bacteriana ou fúngica.
- E certificamo-nos de que todos os ingredientes da fórmula permanecerão perfeitamente estáveis ao longo do tempo.
E se alguma vez uma e apenas uma destas etapas não for realizada, o nosso produto não é colocado no mercado. Isto faz parte do nosso ADN farmacêutico e da experiência do nosso grupo há mais de 60 anos.

Não, os regulamentos europeus proíbem-no.
Os testes em animais estão proibidos na União Europeia desde 2004 para produtos acabados e desde 2013 para ingredientes utilizados no fabrico destes produtos.
Pioneiros nesta abordagem, desde 1995 temos vindo a utilizar modelos inovadores de pele reconstruída.
6.000 epidermes reconstruídas foram utilizadas pelas equipas de investigação e desenvolvimento da Pierre Fabre em 2019 no laboratório para garantir a segurança e a eficácia dos nossos produtos, antes de se realizarem testes in vivo em voluntários. Estes testes são então realizados sob controlo dermatológico e, se necessário, utilizando instrumentos de medição de alto desempenho.
Além disso, estamos financeiramente envolvidos nos programas europeus de investigação para o desenvolvimento de métodos alternativos aos testes em animais, realizados conjuntamente pela Comissão Europeia e pela indústria cosmética.

Nas nossas fórmulas, todos os ingredientes que selecionámos são necessários. Um produto dermocosmético deve satisfazer as necessidades da sua pele. A este respeito, contém um ou mais ingredientes ativos e excipientes meticulosamente selecionados pela sua eficácia ou papel para cuidar de um sintoma.
A combinação destes ingredientes garante:
- Uma textura agradável para que o consumidor queira utilizá-la ou aderir ao seu programa de cuidados de pele.
- Uma fórmula estável que garante a eficácia ao longo do tempo.
- Preservação adequada desde o momento da produção até à sua data de validade e durante a utilização.
- Tudo isto assegurando uma tolerância adequada do produto no tratamento de condições específicas de pele.
As nossas fórmulas apresentam o equilíbrio perfeito de ingredientes cuidadosamente selecionados e cada um deles tem um papel essencial.

AD_WEBSITE_BRAND-PAGE_GDP-DTO-ERT_EVAL-TOXICO_2021 1440x700

Avaliação toxicológica dos ingredientes

Antes de mais, avaliamos os ingredientes que entram nos nossos produtos:

  • A concentração do ingrediente no produto que irá entrar em contacto com a pele ou o cabelo.
     
  • O tempo de contacto que depende do tipo de produto (para enxaguar ou sem enxaguar).
     
  • A categoria de produto (rosto, corpo, cabelo) e, portanto, a superfície de exposição. 
     
  • O alvo com particular atenção na "população" sensível, ou seja, bebés, crianças, mulheres grávidas, pessoas com problemas de pele.
     
  • Para cada matéria-prima utilizada, um avaliador de segurança elabora um resumo da segurança da matéria-prima, que inclui todos os elementos acima mencionados, complementado por um estudo aprofundado da composição de quaisquer aditivos e impurezas presentes. Em seguida, dá uma avaliação positiva ou negativa sobre a utilização da substância de acordo com a aplicação pretendida e o utilizador alvo, com restrições que podem ser aplicadas conforme necessário de acordo com: a categoria do produto, uma demografia específica, ou as condições de formulação.

Para cada uma das matérias-primas de um produto, são realizadas, em média, 6 avaliações toxicológicas diferentes.
Numa base diária, 19 peritos em toxicologia trabalham para garantir a segurança e a inocuidade dos nossos produtos dermocosméticos para os nossos consumidores.
Além disso, para que um novo ingrediente seja incluído na nossa carteira de matérias-primas, deve ser submetido a uma sequência de testes e análises in vitro, determinados pelo avaliador de segurança, para garantir a sua segurança. Este processo pode demorar até 7 meses.
Todas estas etapas garantem que os produtos que colocamos no mercado são completamente seguros

AD_DERMATOLOGICAL-EXPERTISE_SKIN-CONSULTATION-ARMS-HANDS_LARGE_2021  1440x700

Avaliação de produtos acabados: testes de utilização e estudos clínicos

Não só a avaliação da segurança é efetuada ao nível da matéria-prima, mas também ao nível do produto acabado. Isto foi realizado utilizando o seguinte processo

Realizamos testes pré-clínicos in vitro. Dependendo do tipo de produto, isto pode incluir testes de

  • Tolerância ocular
     
  • Tolerância da pele
     
  • Fototoxicidade

Realizamos então testes de tolerância clínica in vivo em voluntários. De acordo com a nossa carta de desenvolvimento interno, vários tipos de estudos são estabelecidos sobre pele saudável e depois sobre a demografia alvo

  • Teste de sensibilização sob condições de exposição maximizadas sob supervisão médica
     
  • Teste de tolerância cutânea e/ou ocular em condições máximas ou normais de utilização, sob controlo dermatológico e/ou oftalmológico e/ou pediátrico.

Estes testes são realizados sob controlo dermatológico e/ou com a ajuda de instrumentos de medição de alto desempenho, a fim de garantir a sua segurança, eficácia e tolerância.

AD_WEBSITE_BRAND-PAGE_GDP-DTO-ERT_COMMERCIALISATION_2021 1440x700

Fabrico e comercialização

Um produto dermocosmético A-DERMA só pode ser comercializado se cada uma das etapas anteriores tiver sido realizada e tiver dado resultados satisfatórios, tanto em termos de segurança como de eficácia. E se mesmo um destes testes não satisfizer os nossos requisitos, o produto não será colocado no mercado

Se tomarmos o exemplo concreto do Exomega Control Creme Emoliente para crianças com pele atópica, realizámos 592 testes de controlo antes de comercializarmos o produto, ou seja, durante a fase de conceção e desenvolvimento do produto. Esta fase pode demorar até 3 anos a fim de garantir segurança e eficiência para os nossos utilizadores.
Uma vez no mercado, durante cada fase de produção, são realizados não menos de 164 testes nas nossas fábricas no sudoeste da França. Isso é um total de 756 testes para um produto!
Os nossos produtos são fabricados em França, localmente na nossa fábrica em Soual, localizada no Tarn.

AD_WEBSITE_BRAND-PAGE_GDP-DTO-ERT_COSMETOVIGILANCE_2021 1200x600

Cosmetovigilância

14 anos antes dos requisitos do Regulamento Cosmético Europeu de Julho de 2013, o Grupo Pierre Fabre, a que pertencemos, criou a nossa rede mundial de cosmetovigilância. 

Esta rede de 15 funcionários, incluindo 8 farmacêuticos na sede, e mais de 70 pessoas nos países onde os nossos produtos são comercializados, desenvolve conhecimentos sobre todos os possíveis efeitos adversos encontrados na utilização de produtos dermocosméticos. Assim, estudam com o consumidor e/ou o seu médico/dermatologista, o tipo de reação, em total confidencialidade.

Graças a esta rede e ao feedback, a segurança dos nossos produtos continua a ser acompanhada de perto durante toda a sua comercialização.
Só através de um estudo aprofundado deste feedback dos consumidores ou profissionais de saúde é que podemos melhorar continuamente as fórmulas dos nossos produtos.

Cosmética estéril:
um feito técnico

A presença de água é um fator que favorece o desenvolvimento de microrganismos nas fórmulas. Há duas soluções possíveis para evitar este fenómeno:
 - A utilização de conservantes ou ingredientes com uma função conservante que limitará o desenvolvimento de microrganismos,
- A esterilização de fórmulas que eliminarão microrganismos do processo de fabrico: isto são os Cosméticos Estéreis!

AD_WEBSITE_VEGETAL_EXOMEGA-CONTROL-CS_LAIT-200ML_LIFESTYLE_2021 577x577

Cosméticos Estéreis, um processo único para renunciar à necessidade de conservantes em fórmulas. Para tal, contamos com o know-how do nosso grupo farmacêutico no fabrico de medicamentos injetáveis, o que exigiu 10 anos de investigação.

Os cosméticos estéreis são a primeira e única solução até à data para oferecer fórmulas com uma quantidade mínima de componentes, contendo apenas ingredientes ativos essenciais para as peles mais frágeis e absolutamente sem conservantes ou equivalentes. A garantia de uma fórmula segura e eficaz para todo o período de utilização.

Cosméticos estéreis, uma segurança única para as peles mais frágeis.
Porque a pele com tendência atópica é a mais frágil e frequentemente a pele das crianças, a A-DERMA optou por desenvolver os seus cremes emolientes Exomega com tecnologia cosmética estéril em 2012. 

Os cosméticos estéreis A-DERMA só contêm ingredientes que são essenciais para a pele e que não contêm conservantes garantidos

AD_WEBSITE_BRAND-PAGE_GDP-DTO-ERT_EXOMEGA-BAUME-CS_2021 577x577

A-DERMA EXOMEGA CONTROL 

Os únicos produtos de cuidado emolientes STERILE que utilizam ingredientes naturais à base de plantas, contendo apenas os ingredientes essenciais para acalmar peles frágeis muito secas e pele com tendência atópica. Produtos hidratantes, protetores e de longa duração para a pele de bebés, crianças e adultos, que reduzem a secura.

Centralidade do paciente

Integrada no Departamento Médico, a Centralidade do Paciente está empenhada nos pacientes e consumidores, integrando as suas necessidades e expectativas no desenvolvimento de produtos e serviços: Organização de comunidades e conselhos de doentes, parcerias e patrocínios com associações de doentes, estudos epidemiológicos, escuta social... 

Permite que as vozes daqueles que sofrem de doenças crónicas da pele, que são frequentemente "altamente visíveis", sejam compreendidas e ouvidas.

Na A-DERMA, a Centralização do Paciente é uma abordagem fundamental, no centro das nossas preocupações enquanto marca dermatológica empenhada.
De facto, embora a tolerância e a eficácia sejam os principais critérios para avaliar os nossos produtos em desenvolvimento, a incorporação diária, incluindo a facilidade de utilização e a praticidade da utilização dos nossos produtos no dia-a-dia, completa as nossas especificações. 
Esta conformidade está diretamente relacionada com a eficácia de um produto.

AD_WEBSITE_EXOMEGA-CONTROL_SPRAY-200ML_PANIER_LIFESTYLE_2021 577x577

Exomega CONTROL
Spray emoliente

Um bom exemplo de um produto A-DERMA resultante do trabalho com a Centralidade do Paciente é o Exomega CONTROL Spray Emoliente: um produto de cuidado emoliente expresso, que se aplica em menos de um minuto, e se destina a melhorar a vida quotidiana da pele seca, eczema atópico, graças à praticidade e facilidade de utilização do produto que vem embalado num spray difusor contínuo de 360°.

■ Os nossos especialistas respondem-lhe

Como podem ter a certeza de que os vossos produtos são seguros?

O nosso Diretor de Investigação e Desenvolvimento,
Resposta de Xavier Ormancey

Porque é que utiliza desreguladores endócrinos nas suas fórmulas?

O nosso Toxicologista,
Resposta de Pierre Jacques Ferret

Porque é que tem sempre ingredientes controversos nas suas fórmulas?

 

O nosso Diretor do Centro de Inovação,
Resposta de Anne Laure Gaudry

Voltar ao topo