Cuidado da irritação cutânea
Perante uma irritação cutânea, o objetivo é limpar suavemente, apaziguar as sensações de desconforto e ajudar a pele a reparar-se.
Para começar, é fundamental escolher uma abordagem suave à higiene para limpar a pele sem correr o risco de a irritar ainda mais. Por isso, opte por um gel de limpeza especificamente concebido para a pele irritada. Certifique-se de que não contém sabão ou perfume e escolha uma fórmula rica em ingredientes naturais para reduzir o risco de reações e irritações cutâneas. As fórmulas à base de um complexo de cobre-zinco com uma ação purificadora são particularmente eficazes.. Pode aplicar este gel suavemente na área afetada, depois enxaguar com água morna e secar suavemente.
De seguida, para ajudar a reparar a pele irritada o mais rapidamente possível, aplique um creme reparador. Ajuda a apaziguar a pele e a acelerar o processo de reparação cutânea. Aplique generosamente na zona afetada. Mais uma vez, escolha uma fórmula tão natural quanto possível, sem ingredientes irritantes e, idealmente, enriquecida com cobre-zinco.
Naturalmente, a delicadeza é imperativa em qualquer cuidado de irritação da pele. Evite movimentos bruscos e aplique os produtos depois de ter lavado bem as mãos com antecedência.
Em caso de infeção ou de risco de infeção secundária, siga o tratamento médico recomendado pelo seu profissional de saúde, geralmente antibióticos ou corticosteróides.