irritação cutânea
Conteúdos

Irritações cutâneas: Causas, sintomas e cuidados

Já alguma vez teve uma sensação desagradável na sua pele depois de sair à rua com tempo frio, por causa de uma costura da roupa que lhe dá comichão, depois de tocar em produtos domésticos ou mesmo depois de usar lenços de papel? É o que se chama de uma irritação cutânea. 

Com a ajuda dos nossos especialistas, pode descobrir os sintomas a que deve estar atento, as causas, assim como os cuidados e os conselhos para evitar ao máximo as irritações cutâneas!

Reconhecer os sintomas de irritação cutânea

Dependendo da causa da irritação da pele, os sintomas podem variar. No entanto, as manifestações mais comuns são as seguintes: 

  • vermelhidão e secura da pele, geralmente limitados à área que esteve em contacto com o irritante. 
  • uma sensação de prurido e/ou formigueiro. 
  • uma sensação de calor ou de queimadura. 
  • extrema sensibilidade ou mesmo dor ao toque. 
     

E dependendo da gravidade da irritação da pele

  • a pele pode começar a descascar, ou mesmo rachar. 
  • Pode ocorrer o aparecimento de um inchaço localizado.
  • Podem aparecer borbulhas ou bolhas, com líquido transparente. 

Deve também ter em conta que as doenças de pele como o eczema, a dermatite de contacto e a psoríase estão frequentemente associadas à irritação da pele. Se notar quaisquer sinais invulgares de irritação da pele e estiver preocupado, não hesite em consultar um profissional de saúde para obter aconselhamento e um cuidado adequado. 

Zonas com tendência para a irritação 

As irritações cutâneas podem afetar várias zonas do corpo. No entanto, algumas zonas podem ser mais frágeis do que outras, devido a uma série de fatores.

Por exemplo: 

  • a idade: os bebés e os idosos têm uma pele mais frágil. 
  • profissão: os artesãos e os trabalhadores manuais estão frequentemente mais expostos a substâncias irritantes.
  • o clima: as mãos têm mais probabilidades de secar quando está frio. 
  • estilo de vida: os atletas sofrem frequentemente de irritações causadas pela fricção. 

Em geral, são o rosto, as mãos, as pernas, os pés, o pescoço, o peito e as pregas que são mais propensos à irritação da pele.
 

causas comuns de irritação

Causas comuns de irritação

É claro que todos nós já experimentámos o desconforto da irritação da pele. No entanto, seria capaz de reconhecer as situações quotidianas que as podem desencadear? As mudanças climatéricas, claro, mas que mais? Deixe que os nossos especialistas esclareçam! 

Irritação causada por produtos agressivos ou inadequados

Eis os fatores mais comuns que desencadeiam a irritação da pele: 

  • Detergentes: encontram-se em certos produtos de limpeza doméstica (detergentes para o chão, pastilhas, detergentes para a loiça, etc.), bem como em certos detergentes em pó e produtos para a roupa. 
  • Certos sabões e hidroálcoois, utilizados repetidamente para a lavagem das mãos. 
  • Alguns produtos cosméticos: maquilhagem, produtos para o cabelo, loções ou espumas de barbear, ceras depilatórias, vernizes, etc. contêm por vezes ingredientes como perfumes, conservantes, sulfatos, álcool ou mesmo óleos essenciais, que podem não ser bem tolerados, nomeadamente pelas peles sensíveis.
  • Certos tipos de vestuário: quando são feitos de tecidos sintéticos ou coloridos, podem causar irritação. 
  • Bijuteria, as joias de fantasia, especialmente as que contêm níquel, podem provocar irritações cutâneas em algumas pessoas.

Exposição a alergénios 

Quando se trata de irritações cutâneas, é difícil elaborar uma lista exaustiva, mas eis como podemos resumir as causas mais comuns de exposição a alergénios: 

  1. Produtos químicos utilizados na medicina (por exemplo, pensos para a pele, luvas de látex, etc.), na cosmética (perfumes, conservantes), na indústria têxtil e na indústria química (corantes, detergentes, tintas, colas, solventes, borracha, etc.). 
     
  2. Metais como o níquel ou o cobre, por vezes encontrados em joias, botões de vestuário ou moedas. 
     
  3. Substâncias que entram em contacto com a pele através de alimentos, plantas, saliva de insetos ou pelos de animais. 
     
  4. Alergénios presentes no ar, como o pólen, os ácaros e o bolor.
     

Todas estas situações comuns podem desencadear irritação da pele, incluindo pele seca e escamosa, que está frequentemente associada a reações alérgicas em pessoas com predisposição "atópica". 

Fricção

Quando a pele é sujeita a fricção, também pode ficar irritada. Eis algumas situações comuns que podem frequentemente causar este tipo de irritação cutânea: 

  • Utilize regularmente luvas ou máscaras no trabalho, nos tempos livres ou na bricolage. 
  • Usar roupa demasiado apertada, com costuras incómodas ou etiquetas mal posicionadas. 
  • Usar fatos de banho durante longos períodos. 
  • Usar sapatos novos que são demasiado pequenos ou demasiado rígidos. 
  • A fricção pele com pele, como a que pode ocorrer na parte interna das coxas ao caminhar ou correr, por exemplo. 
  • Usar fraldas ou proteção higiénica. 
  • Coçar com as unhas quando tem prurido. 
  • Pressão excessiva exercida sobre a pele durante a aplicação de um esfoliante corporal, por exemplo, ou ao secar-se com uma toalha, utilizando um disco de algodão para remover a maquilhagem, ou durante um procedimento cirúrgico superficial (como um peeling ou um laser).

Irritações infeciosas 

As irritações cutâneas são comuns e manifestam-se geralmente através de vermelhidão, prurido e sensação de ardor

No entanto, em alguns casos, estas irritações podem ser desencadeadas por microrganismos tais como bactérias (como staphylococcus ou streptococcus), vírus (como o herpes), fungos (como candida albicans) ou mesmo parasitas (como os piolhos ou os ácaros). Esta situação é conhecida como uma irritação infeciosa da pele
Pode ocorrer na sequência de uma lesão cutânea ou resultar de uma complicação de uma doença cutânea pré-existente, como é frequentemente o caso do eczema (o coçar excessivo pode levar a uma infeção secundária das lesões cutâneas). 

Para além da vermelhidão e do prurido, os sintomas caraterísticos da irritação cutânea infeciosa são a presença de feridas, exsudação, sensação de calor ao tato, etc.... Se notar estes sintomas, consulte um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e um cuidado adequado. 

Estilo de vida 

Por vezes, a irritação da pele é causada por uma combinação de fatores. Por exemplo, a dieta, o excesso de peso, o stress, o tabagismo, o contacto com metais, o calor, a humidade, a transpiração e até a falta de higiene podem ter um papel importante na irritação da pele. 

Intertrigo, uma irritação cutânea que se encontra nas dobras da pele, é um exemplo típico. É causada pela fricção, transpiração, humidade e, por vezes, pela proliferação de microrganismos. 

creme para apaziguar as irritações

Cuidar da pele irritada

As irritações da pele podem ser embaraçosas e, por vezes, dolorosas, mas existem formas simples e eficazes de lidar com elas. Agora que já conhece as possíveis causas da irritação da pele, os nossos especialistas explicam-lhe como tratar dela com alguns conselhos práticos! 

Cuidado da irritação cutânea

Perante uma irritação cutânea, o objetivo é limpar suavemente, apaziguar as sensações de desconforto e ajudar a pele a reparar-se. 

Para começar, é fundamental escolher uma abordagem suave à higiene para limpar a pele sem correr o risco de a irritar ainda mais. Por isso, opte por um gel de limpeza especificamente concebido para a pele irritada. Certifique-se de que não contém sabão ou perfume e escolha uma fórmula rica em ingredientes naturais para reduzir o risco de reações e irritações cutâneas. As fórmulas à base de um complexo de cobre-zinco com uma ação purificadora são particularmente eficazes.. Pode aplicar este gel suavemente na área afetada, depois enxaguar com água morna e secar suavemente.

De seguida, para ajudar a reparar a pele irritada o mais rapidamente possível, aplique um creme reparador. Ajuda a apaziguar a pele e a acelerar o processo de reparação cutânea. Aplique generosamente na zona afetada. Mais uma vez, escolha uma fórmula tão natural quanto possível, sem ingredientes irritantes e, idealmente, enriquecida com cobre-zinco.

Naturalmente, a delicadeza é imperativa em qualquer cuidado de irritação da pele. Evite movimentos bruscos e aplique os produtos depois de ter lavado bem as mãos com antecedência.  

Em caso de infeção ou de risco de infeção secundária, siga o tratamento médico recomendado pelo seu profissional de saúde, geralmente antibióticos ou corticosteróides. 

Evitar a irritação

O primeiro passo essencial para prevenir as irritações cutâneas é, obviamente, antecipar e evitar todas as situações suscetíveis de as desencadear: 

  • Escolha produtos de higiene e de cuidados de pele adequados ao seu tipo de pele. 
  • Escolha cosméticos suaves e hipoalergénicos.
  • Opte por produtos domésticos hipoalergénicos ou aqueles especialmente concebidos para peles sensíveis.
  • Escolha roupas feitas de algodão ou fibras naturais, que são menos suscetíveis de causar irritações na pele. 
  • Use joalharia feita com materiais especialmente escolhidos para minimizar o risco de alergias cutâneas (como o aço inoxidável, o titânio ou a prata...).

O segundo hábito é adotar uma rotina de higiene adequada. Neste contexto, uma fórmula de gel de limpeza enriquecida com um complexo de cobre-zinco é também particularmente adequada. E depois da limpeza, não se esqueça de aplicar um creme protetor de barreira! Ajuda a prevenir as irritações cutâneas, reforçando a resistência da pele aos fatores externos. 

Irritações cutâneas em crianças

A pele delicada das crianças e dos bebés faz com que se exponham a irritações cutâneas frequentes. Pode notar vermelhidão nas nádegas e partes íntimas devido ao uso de fraldas, ou irritações da pele à volta da boca causadas pela saliva ou chupetas. 

À medida que as crianças crescem, o seu estilo de vida ativo expõe-nas a mais irritações cutâneas. Movimentam-se muito e a sua pele pode ficar irritada com o sol, a transpiração, a fricção com a roupa, os arranhões, etc. Para minimizar o risco de irritação, os nossos especialistas recomendam: 

  • Mudar-lhe regularmente as fraldas para evitar assaduras e irritações devido à humidade e à fricção. 
  •  Evite deixar roupa húmida ou molhada em contacto com a pele, especialmente nas dobras cutâneas do pescoço, virilhas e nádegas. 
  • Ensinar-lhe bons hábitos de higiene pessoal.
  •  Escolha os produtos de higiene e cuidados adequados. Escolha produtos hipoalergénicos, sem álcool, sem corantes, sem fragrâncias e sem óleos minerais para respeitar a sua pele frágil. 
  •  Seque cuidadosamente as dobras cutâneas após o banho para evitar qualquer acumulação de humidade, uma vez que esta pode contribuir para a irritação da pele. 

Irritações cutâneas nos idosos

O envelhecimento da pele torna a sua pele mais fina e seca e, por conseguinte, mais vulnerável a irritações cutâneas. Pode também haver problemas de incontinência, com a necessidade de usar proteção diária, por vezes dia e noite. 

Nestes casos, as condições que conduzem à irritação da pele devem ser evitadas na medida do possível: 

  • mudando regularmente os produtos de proteção íntima.
  • secando bem as dobras cutâneas após a lavagem. 
  • aplicando um creme de barreira nas zonas com risco de irritação cutânea para proteger e isolar a pele da humidade e da fricção.
  • E, claro, escolhendo produtos de cuidado da pele hidratantes e emolientes para ajudar a manter a pele flexível. 

Todos os nossos conselhos especializados 

Para obter conselhos de especialistas sobre irritação noutras áreas do corpo, consulte os seguintes artigos:

Cuidados DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

Acalma - Limpa - Purifica

Creme reparador purificante CICA

DERMALIBOUR+

Creme reparador purificante CICA

Acalma - Repara - Purifica

Bálsamo Lábios Reparador CICA

DERMALIBOUR+

Bálsamo Lábios Reparador CICA

Voltar ao topo