AD_LIFE-MOMENTS_MOTHER-CHILD-WINDOW_LARGE_2021
Conteúdos

Dermatite ou eczema atópico

O que é pele de tendência atópica?

A dermatite atópica (ou eczema), que é frequentemente de origem genética, evolui entre surtos inflamatórios e períodos de calma. Qual é a causa? Disfunção na pele (a barreira cutânea) que origina pele seca (xerose) e inflamação. Menos bem protegida, a pele torna-se mais reativa ao seu ambiente.

Eczema atópico: o essencial em poucas palavras

  • O que se vê: pele seca a muito seca, manchas vermelhas com contornos irregulares, pequenas vesículas (ou "bolhas de água") que podem desenvolver-se em crostas. 
  • O que sente: comichão e desconforto severo da pele (tensão, formigueiro, etc.).
  • As causas: uma predisposição genética para a alergia e um défice na função de barreira cutânea, que se torna mais sensível e permeável aos agressores externos. 
  • A dermatite atópica desenvolve-se em duas fases. Fase 1, a fase de sensibilização: como a barreira cutânea oferece menos proteção, os alérgenos do ambiente podem penetrar na pele. Fase 2, a fase de expressão, com a inflamação a desencadear o início dos sintomas. 
  • Áreas afetadas: testa, maçãs do rosto, pescoço, pálpebras, torso, cotovelos e dobras do joelho.

Dermatite atópica:
quem é mais afetado?

A dermatite atópica evolui com a idade. Em 85% dos casos, começa antes dos 5 anos de idade. É mais comum ver-se em bebés com apenas 3 meses de idade, e persiste até aos 7 anos de idade, com uma possibilidade de melhoria por volta dos 2 a 3 anos de idade. Os surtos desaparecem após os 7 anos na maioria dos casos. Os surtos tornam-se cada vez menos graves, cada vez menos frequentes e depois param... Com cerca 10 a 11 anos, muitas crianças deixarão de ter eczema. Por vezes, no mesmo período, podem ocorrer outras reações atópicas, tais como a asma.

Nos adultos, a dermatite atópica é rara, mas pode persistir desde a infância. Em todos os casos, a pele que tenha tido manchas de eczema atópico permanecerá sempre frágil e deve ser cuidada regularmente.

AD_BABY_FIRST-CARE-FEET-HANDS_LARGE_2021 473x473
AD_DERMATOLOGICAL-EXPERTISE_SKIN-CONSULTATION-ARMS-HANDS_LARGE_2021 492x450

Uma condição
marcada por períodos de surto e remissão

1 - Uma fase de surto durante a qual a inflamação é visível sob a forma de manchas vermelhas. A pele fica normalmente ainda mais seca durante esta fase.

2 - Uma fase de remissão onde a inflamação é invisível, mas não se deixe enganar, ele ainda está presente e subjacente. Por conseguinte, os tratamentos devem ser continuados para atrasar o próximo surto. A pele ainda permanece seca durante esta fase.

Dermatite atópica: principais números

1/10

crianças afetadas pela condição¹

dos casos a condição aparece antes da idade de 1²

7 anos

a idade média em que a condição desaparece¹

mais de 50%

de indivíduos têm um progenitor afetado¹

¹ Websitewww.inserm.fr 

² Kay J, Gawk Rodger DJ, Mortimer MJ, Jaron AG. A prevalência do eczema atópico infantil numa população em geral. J Am Acad Dermatol 1994; 30:35-9.

AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

Tanto durante as fases de remissão como durante os surtos, a pele permanece seca. Deve ser hidratada todos os dias com um emoliente, mesmo durante períodos de repouso, para atrasar o início do próximo surto.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

Dermatite atópica: saber mais e lidar melhor com ela

AD_ATOPIC-DERMATITIS_MOTHER-AND-DAUGTHER_LARGE_2021 416x416 crop

Causas: hereditariedade e fatores que desencadeiam

De onde é que vem? As causas da atopia são genéticas e ligadas a circunstâncias externas... mas quais? A descoberta dos fatores que a desencadeiam permite-nos compreender melhor a condição e, portanto, geri-la!

Causas da dermatite atópica
AD_ATOPIE_LITTLE-GIRL-SCRATCHING-ARM_LARGE_2021 472x472

Zonas afetadas por dermatites atópicas

Embora as zonas afetadas sejam diferentes em crianças e adultos, todas elas requerem cuidados para suavizar e reparar a pele e reforçar a sua capacidade de se proteger.

Zonas afetadas por eczema atópico
AD_LIFE-MOMENTS_MOTHER-KISSING-CHILD-CHEECK_LARGE_2021

Cuidar da pele de tendência atópica em bebés e crianças

Muitas vezes mais afetados do que os adultos, os bebés e as crianças podem sentir desconforto que torna a noite (e mesmo o dia) mais difícil: descubra alguns conselhos para compreender melhor esta condição e suavizar a pele. 

Cuidar da pele atópica do bebé
AD_PAINFUL-SKIN_WOMAN-HAND-SHOULDER_LARGE_2021 500x500

Cuidar da pele atópica

A pele atópica é uma pele frágil com uma barreira cutânea debilitada. Ao adotar os hábitos certos para a proteger, reforçar a sua resistência e repará-la, podemos mitigar os efeitos e reduzir a frequência dos surtos.

Cuidar da pele de tendência atópica

 

AD_LOGO_FONDATION-ECZEMA-PF_2021

Avaliar a sua dermatite atópica: está disponível um teste

O PO-SCORAD (Patient Oriented Scoring Atopic Dermatitis) é um teste de auto-avaliação disponível para todos. Tem em conta as áreas afetadas, a intensidade dos sintomas e os distúrbios do sono relacionados com o coçar. Para avaliar a gravidade do seu eczema e acompanhar o seu progresso, consulte a aplicação desenvolvida pela Fundação Eczema, aqui.

A-DERMA apoia a Fundação Eczema.

Voltar ao topo