Zonas mais afetadas por eczema atópico
Ai, dá comichão! Rosto, dobras no cotovelo, dobra dos joelhos, mãos ou tornozelos: a dermatite atópica afeta diferentes áreas dependendo da idade, mas todas têm uma coisa em comum: pele seca, manchas vermelhas e prurido muito desagradável.
Na fase de surto, os sintomas são manchas vermelhas, comichão, exsudado, espessamento da pele e marcas de onde coçou. Durante os períodos de remissão, a pele permanece marcada por uma secura significativa. As zonas afetadas por dermatite atópica variam de acordo com a idade, gravidade e tempo de exame, dependendo se está a sofrer um surto ou se está em remissão. Siga o guia para descobrir que zonas são mais afetadas.
O Gaspar tem frequentemente surtos no rosto, que podem ser muito extensos, especialmente porque esta área está desprotegida e ele tem tendência a coçar-se. Por isso, tento aplicar um cuidado duas vezes por dia para acalmar a comichão.
Céline, mãe de Gaspar, 2 anos de idade.
Zonas afetadas por eczema atópico em bebés
No seu bebé, as manchas estão principalmente localizadas no rosto (maçãs do rosto, atrás e debaixo das orelhas), pescoço e membros. O tronco também pode ser afetado, mas a zona das nádegas é normalmente poupada (ufa!). O resultado: pele seca, inflamação constante... e a criança tem dificuldade em dormir calmamente.
Zonas afetadas por eczema atópico
em crianças
A partir dos 2 ou 3 anos de idade, o eczema atópico muda de local: observamos então lesões com exsudado, depois crostas e liquenificação (ou seja, um espessamento da pele em rosa escuro, depois manchas castanhas, irregularmente cruzadas por sulcos profundos). Aparecem mais frequentemente no corpo nas dobras (pescoço, cotovelos, joelhos) e extremidades (mãos, pulsos, tornozelos). O resultado é um grande desconforto, tanto de dia como de noite, e um desejo furioso de coçar...
Zonas afetadas por eczema atópico
em adultos
Nos adultos, ocorrem três fenómenos principais: liquenificação da pele (engrossa e forma manchas mais duras e escuras que são ligeiramente estriadas), prurido intenso (comichão) e xerose (ou secura da pele). A dermatite atópica desenvolve-se no corpo nas pregas de flexão, nos pulsos, nos tornozelos e no rosto e pálpebras. A cabeça, couro cabeludo, pescoço, tronco superior e ombros também podem ser afetados. O desconforto é frequentemente agravado pelo desconforto estético.
Saiba mais
Mais conselhos para a pele atópica
Dermatite atópica: quais são os tratamentos?
Independentemente da idade e áreas afetadas, o tratamento consiste na utilização de dermocorticóides apenas nas lesões e na aplicação de um emoliente em todo o corpo. Na fase de surto, os corticosteróides tópicos são eficazes, uma vez que são poderosos agentes anti-inflamatórios.
A cortisona pode ser aplicada na pele sob a forma de cremes, unguentos, géis ou loções. A aplicação de um emoliente é necessária todos os dias na fase de surto. Na fase de remissão, o tratamento consiste na aplicação diária de um produto de cuidado emoliente em todo o corpo. Emolientes, aplicados diariamente, suavizam a pele e atuam para reduzir a inflamação e secura da pele, prevenindo assim os surtos. E, claro, todos os dias, usar o produto de limpeza certo no duche ou no banho - um que não contenha sabão e com um pH fisiológico.
Subscreva a nossa Newsletter
Informações, conselhos, sugestões: junte-se à comunidade A-DERMA e descubra como cuidar da pele frágil de toda a família.