Causas do eczema de contacto
Recebeu brincos novos? Usou um produto de limpeza doméstico? O seu filho mudou de champô? O eczema de contacto (ou dermatite) resulta, como o nome sugere, do contacto da pele com uma substância alérgica. Damos-lhe algumas informações sobre como identificar o que causou a alergia, mas não hesite em consultar um dermatologista ou um alergologista para evitar futuros surtos.
Dermatite de contacto alérgica em números
- 3 dias
pode decorrer antes de qualquer reação*
- 15 dias
é a duração média dos sintomas*
- 2
fases: uma fase de sensibilização e uma fase de revelação*
*Fontes: Fundação Eczema
https://www.fondationeczema.org/
Eczema de contacto
Qual é a causa
?
É uma inflamação da pele quando se depara com um alérgeno. Uma vez feito o diagnóstico (e descartado o eczema atópico como causa dos sintomas, que é um tipo diferente de eczema), deve ser identificado o agente causal. Você ou o seu filho usaram recentemente algum verniz de unhas, roupa ou perfume? Ou tocaram em tinta ou óleo industrial? Não hesite em enumerar os produtos que utilizou recentemente e olhar para a parte de trás dos produtos quanto a possíveis alérgenos. Alguns materiais podem causar reações alérgicas: metais, plásticos, fibra de vidro ou certos corantes. O culpado da reação alérgica deve, portanto, ser também determinado.
Eczema de contacto
uma alergia im
previsível
Para piorar a situação, é possível tornar-se subitamente alérgico a um produto ou substância que costumava tolerar muito bem. O eczema de contacto pode, portanto, aparecer no centésimo ou milésimo contacto com o alérgeno sem nunca ter existido uma alergia! Contudo, algumas profissões estão mais expostas a produtos químicos alérgenos (construção civil, cabeleireiros ou indústria da beleza), o que aumenta as hipóteses de desencadear um dia o eczema de contacto alérgico. Se estiver incluído nesta categoria, é melhor usar equipamento ou luvas de proteção como medida de precaução.
Eczema de contacto alérgico:
um " efeito adiado
"
As lesões aparecem em média três dias após o contacto com os alergénicos. Este período pode ser prolongado até 10 dias se for o primeiro contacto cutâneo com o alérgeno. Pode, portanto, ser necessário voltar um pouco atrás para descobrir o que não foi tolerado pela pele, o que por vezes dificulta a identificação do fator que desencadeou.
Há alguns meses que vinha a utilizar um produto doméstico novo e ligeiramente agressivo. As minhas mãos estavam cobertas de manchas. Demorei algum tempo a identificar o problema. Tratei o meu eczema e depois usei luvas e mudei os meus produtos domésticos. E tudo voltou ao normal!
Anne-Claire, 32 anos de idade.
Saiba mais
Mais conselhos sobre o eczema de contacto
Subscreva a nossa Newsletter
Informações, conselhos, sugestões: junte-se à comunidade A-DERMA e descubra como cuidar da pele frágil de toda a família.