Suavizar vermelhidões ou irritações provocadas pela exposição ao sol
Ai! Pensou que tinha feito tudo o que podia para o evitar, mas aí está! A vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol é o resultado de demasiada exposição à radiação UV do sol. Resultado: a sua pele está vermelha e a arder e por vezes sente comichão? Como se pode suavizar e reparar a pele? Acalmar a comichão? Nós explicamos-lhe tudo!
O que é a vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol?
Porque é que dá comichão?
A vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol, também conhecida como eritema solar, é uma queimadura da pele causada pelos raios ultravioleta do sol, principalmente UVB. Ocorre após exposição excessiva ao sol, sobre a pele por vezes mal protegida. A vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol desencadeia uma reação na pele: formigueiro, dor localizada... e até comichão! Estes têm origem nos nervos e podem ser sentidos durante alguns dias por causa da vermelhidão ou irritação. Podem também estar ligados a uma alergia ao sol, chamada lucite. Manifesta-se como uma erupção de pequenas borbulhas com comichão localizadas nas áreas mais expostas ao sol.
Vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol: como se evita a comichão?
- Certifique-se de arrefecer a pele para aliviar a área aquecida: tomar um duche frio, entre 15 e 25°C.... e não demasiado frio.
- Mantenha-se hidratado: a vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol desidrata todo o corpo, portanto beba muita água (pelo menos dois litros).
- Nas horas seguintes, aplicar uma loção específica pós-sol que hidrata e acalma o calor. Optar por um leite ou gel de textura fresca contendo ácido hialurónico, que contraria a perda de água da pele devido à exposição solar, e anti-oxidantes, porque mesmo após a exposição ao sol, os danos celulares continuam.
- Nos dias seguintes, aplicar um creme reparador contendo glicerina para um conforto ainda maior. Por fim, é muito importante não coçar a sua queimadura solar, para evitar irritar ainda mais a pele, e não remover pele morta para dar tempo à pele para se renovar ao seu próprio ritmo.
NOTAS DO ESPECIALISTA
Em caso de vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol, para acalmar a comichão, deve primeiro ter o cuidado de refrescar a pele, tomando um duche frio, por exemplo, e depois aplicar um creme hidratante contendo ingredientes ativos suavizantes
Dr Marco Ambonati, Dermatologista.
Como se evita
vermelhidão ou irritação provocada pela exposição ao sol?
Evitar a exposição ao sol entre as 11h e as 16h, quando os raios UVB são mais intensos e, portanto, mais perigosos, e nunca expor crianças com menos de 3 anos de idade. Aplicar um creme solar no corpo e rosto de duas em duas horas e após cada banho, escolhendo um FPS (Fator de Proteção Solar) elevado, sem perfume, se necessário, e adaptado ao seu tipo de pele (com tendência para acne ou atópica, por exemplo). Por fim, cobrir: chapéus, bonés, lenços, camisolas de manga comprida ou mesmo proteção UV, óculos de sol, etc.
Mais informações
Descubra mais sobre outras causas de prurido e os nossos respetivos conselhos
Subscreva a nossa Newsletter
Informações, conselhos, sugestões: junte-se à comunidade A-DERMA e descubra como cuidar da pele frágil de toda a família.