Cuidar da pele de tendência atópica
Cuidar da sua pele de tendência atópica (ou da do seu filho) pode ajudar a acalmar, prevenir e até a espaçar os surtos. É, portanto, importante adotar as medidas certas todos os dias e, acima de tudo, a longo prazo. O objetivo? Acalmar o prurido, acalmar a inflamação e ajudar a pele a proteger-se melhor. Fazemos um balanço dos cuidados e damos conselhos para o ajudar!
Cuidar da pele de tendência atópica
na fase
de surto
A dermatite atópica evolui entre fases de crises (surtos) e fases de remissão ou de repouso. Cada fase exige o seu próprio tratamento: durante os surtos, o seu médico prescreverá um tratamento médico, tal como dermocorticóides, a ser aplicado exclusivamente nas lesões (manchas vermelhas), uma vez por dia. Este tratamento deve ser combinado com a aplicação diária de produtos de cuidado da pele emolientes a todo o corpo para reidratar a pele, reforçar a barreira cutânea e aliviar o desconforto sentido durante os surtos.
Cuidar da pele de tendência atópica
em remissão
Entre surtos, ou seja, na fase de remissão, é muito importante continuar a aplicar um emoliente uma vez por dia. Este cuidado ajuda a pele a ficar melhor protegida por uma barreira cutânea mais forte (e portanto mais protetora). Isto ajuda a espaçar os surtos e a evitar a necessidade de demasiados tratamentos médicos.
Com o tempo, desenvolvi uma rotina para cuidar da minha pele atópica, usando um sabonete adequado e aplicando um emoliente uma vez por dia, independentemente do que acontecer! Descobri que fica mais forte e mais resistente. Os surtos são menos frequentes.
Lola, 35 anos de idade
Dermatite atópica:
quais são os diferentes tratamentos?
Se tiver consultado um médico e tiverem determinado que tem dermatite atópica, poderão ter-lhe sido prescritos dermocorticóides "tópicos", ou seja, para serem aplicados localmente na pele. Estes medicamentos padrão ajudam a aliviar a vermelhidão e a comichão. Além disso, a aplicação de um produto de cuidado da pele emoliente e a escolha de produtos de limpeza adequados são essenciais para adiar o próximo surto.
Todos os nossos conselhos
antipruri
do
Mesmo que se queira realmente coçar, é melhor evitá-lo: o coçar, embora possa proporcionar alívio imediato, pode mais tarde aumentar a comichão. Então, o que pode fazer para aliviar e resistir à vontade de coçar? Descubra aqui todos os nossos conselhos!
Dermatite atópica:
e o desporto
Ter pele atópica pode implicar com a sua participação em atividades desportivas, pois o sol, o frio ou a transpiração podem agravar os sintomas. No entanto, ao adotar as medidas preventivas corretas, pode desfrutar de todos os seus benefícios e sentir-se muito melhor! Todos os nossos conselhos estão aqui!
Dermatite atópica:
e
o sol
Enquanto a luz UV (em pequenas doses!) tem um efeito anti-inflamatório que reduz os sintomas de eczema, a transpiração ou a água salgada podem desencadear reações e prurido. Descubra a nossa folha prática para aprender os passos certos para passar um verão sem prurido!
Dermatite atópica:
os nossos conselhos para
a noite
O eczema atópico torna muitas vezes as noites difíceis porque a comichão e o coçar são muitas vezes mais intensos. Entre o calor da cama e a transpiração, e o facto de estar obviamente menos ocupado do que durante o dia, há todas as hipóteses de ter vontade de se coçar. Descubra os nossos conselhos para evitar coçar-se durante a noite!
Mais informações
Mais conselhos para a pele de tendência atópica
Subscreva a nossa Newsletter
Informações, conselhos, sugestões: junte-se à comunidade A-DERMA e descubra como cuidar da pele frágil de toda a família.