AD_NUTRITION_WOMAN-APPLYING-CREAM-ARMS_LARGE_2021

Dermatite atópica: quais são os tratamentos?

O tratamento de dermatite atópica ou eczema requer cuidados diários e constantes de hidratação (uma verdadeira rotina!) para manter e reforçar a barreira cutânea e evitar surtos, mas felizmente existem tratamentos médicos a considerar para além dos cuidados diários com a pele. A cortisona é o tratamento mais conhecido (e muitas vezes o mais eficaz) mas pode ser necessária uma combinação de drogas para acalmar ataques inflamatórios causados por eczema atópico grave. Que tratamentos anti-inflamatórios estão disponíveis? Que cuidados emolientes devem ser adotados para complementar estes tratamentos médicos? Fazemos aqui um balanço para o ajudar a encontrar soluções. 

  • A aplicação de creme de cortisona (ou dermocorticóides) continua a ser o tratamento mais comum e eficaz: é um anti-inflamatório e, portanto, ajuda a aliviar a inflamação e a comichão associadas ao eczema. 
     
  • Os dermocorticóides são um medicamento: o médico deve prescrever este tratamento antes de o poder utilizar. Dependendo da sua idade ou da zona em questão, este pode sugerir dermocorticóides sob a forma de creme, pomada, gel ou loção.
     
  • Se os dermocorticóides falharem, em casos de eczema muito extenso, ou nas zonas mais sensíveis como o rosto ou as pálpebras, o médico pode optar por imunossupressores tópicos ou comprimidos (Tacrolimus). Outro tratamento é a fototerapia (tratamento UV). Em todos os casos, cabe ao médico determinar o tratamento mais adequado. 
     
  • A aplicação de dermocorticóides não é suficiente para tratar o eczema atópico a longo prazo: o cuidado diário com um emoliente para reparar a barreira cutânea é essencial.
     
  • Para a higiene, escolha um óleo de banho adequado ou um gel sem sabão para acalmar e prevenir a secura, depois aplique o emoliente à sua escolha para nutrir profundamente a pele. 

Tratamento com cortisona: pode (ainda) apanhar sol?

A cortisona, ou dermocorticóides, são o tratamento padrão para o eczema e proporcionam um alívio rápido nos surtos. Embora o eczema tenha tendência a diminuir no verão devido ao efeito da luz UV na pele, pode também ser necessário aplicar dermocorticóides mesmo no verão. Não se preocupe, isto é possível! Os dermocorticóides não reagem ao sol, mas a sua pele sim, por isso lembre-se sempre de aplicar proteção solar depois de aplicar creme de cortisona. 

  • Na fase de remissão (ou entre surtos) é essencial tomar medidas todos os dias para reduzir a secura da pele e reduzir o risco de inflamação. Para o conseguir, adotamos uma rotina diária de limpeza suave e cuidados emolientes para a pele (e mantemo-nos fiéis a ela!). 
     
  • Para o duche ou o banho, escolher géis e óleos dermo-cosméticos especialmente formulados para minimizar o risco de reações alérgicas (sem sabão, com um pH inferior a 5,5). Terão um efeito relipidante e anti-inflamatório, ideal para preparar e maximizar o efeito de produtos emolientes de cuidado da pele. 
     
  • Após o banho, aplicar um produto emoliente de cuidado da pele à sua escolha (bálsamo, creme, leite, etc.). Sugestão: aqueça primeiro o produto entre as mãos e depois aplique suavemente com movimentos amplos, sem esfregar, na pele que ainda está ligeiramente húmida. E se a sua pele não se sentir suficientemente flexível ou suave, esteja à vontade para aplicar outra camada!
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

Os corticosteróides aplicados na pele (dermocorticóides) não devem ser temidos: estes não têm os efeitos secundários por vezes associados aos corticosteróides orais. É importante seguir a prescrição do médico em termos da quantidade aplicada, da taxa de aplicação e da duração do tratamento

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

EXOMEGA CONTROL

EXOMEGA CONTROL é uma gama de cuidados de pele que responde perfeitamente às necessidades da pele seca com tendência a eczema atópico para toda a família, graças à sua ação antiprurido e às suas fórmulas que podem ser utilizadas desde o nascimento.

Cuidados de pele para pele atópica
Voltar ao topo