AD_SOLAR_BABY-SUNHAT-BEACH_LARGE_2021

A dermatite atópica e o sol: como proteger-se

O sol, o mar, as férias... são bons não só para a moral, mas também para a dermatite atópica que muitas vezes melhora no verão. Embora a luz UV (em pequenas doses!) tenha um efeito anti-inflamatório que reduz os sintomas do eczema, a pele ainda está seca e a barreira cutânea ainda é frágil. Assim, suar ou nadar no mar pode rapidamente desencadear reações e prurido. Por conseguinte, deve permanecer vigilante e continuar a cuidar da sua pele. Aqui está uma folha prática a guardar para que conheça os hábitos certos a adotar e, assim, desfrutar do sol e do verão sem se coçar!

  • Como para todos os tipos de pele, seguir a regra de ouro: evitar a exposição entre as 12 e as 16 horas, quando os raios UV são mais intensos. 
     
  • Escolher um creme solar sem perfume com proteção elevada FPS 50+ que seja adequado para a pele atópica. 
     
  • Aplicar o creme solar pelo menos 15 minutos antes da exposição, sem esfregar e sem massajar em demasia. Depois reaplicar de duas em duas horas. 
     
  • O vestuário continua a ser a melhor proteção, especialmente para os mais novos: escolher roupa solta e arejada para evitar o efeito irritante do suor e optar por t-shirts anti-UV para os mais novos. E, claro, um boné ou um chapéu de aba larga é indispensável! 
     
  • Suavizar a pele após a exposição solar, aplicando um emoliente reparador. 

Deverá mudar a sua rotina de cuidados de pele para pele atópica no verão?

De todo! Pode sentir-se tentado a esquecer os cuidados diários, uma vez que os sintomas são reduzidos pelo sol, mas o estado da pele ainda está lá. Portanto, não há férias para a sua rotina de cuidados da pele: seguindo os tratamentos para o eczema (emolientes e dermocorticóides) ainda é necessário todos os dias para garantir que a sua pele tenha um grande verão sem comichão.

  • Antes de nadar, aplicar um creme barreira para proteger contra o sal ou o cloro antes de aplicar o creme solar. 
     
  • O mesmo se aplica antes de uma sessão desportiva ao ar livre, para reduzir o efeito da fricção na pele transpirada.
     
  • Após nadar ou realizar atividades desportivas, enxaguar os agentes irritantes o mais rapidamente possível com água limpa. E reaplicar o creme solar caso se exponha de novo ao sol.
     
  • Cuidado com uma toalha cheia de areia ao secar na praia! Os grãos de areia podem "descascar" a pele (e desencadear um surto) por isso lembre-se de levar uma toalha limpa para se secar. 
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

A exposição solar durante as horas mais quentes não é recomendada. A melhor proteção é ainda usar roupa, se possível feita de algodão, e um chapéu. O creme solar deve ter um fator de proteção suficiente (idealmente FPS 50+). No final do dia de exposição, lembre-se de se lavar bem com um produto de limpeza adequado para remover todos os vestígios de creme solar e depois hidratar a sua pele com um emoliente.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

PROTEÇÃO SOLAR

PROTEÇÃO SOLAR

PROTECT AD SPF 50+ Creme

O creme solar de proteção muito elevada, PROTECT AD SPF 50+ Creme, é o primeiro produto solar especialmente formulado e testado para satisfazer as necessidades da pele com tendência atópica e com uma textura realmente agradável.

PROTECT AD SPF 50+ Creme Solar
PROTEÇÃO SOLAR
Voltar ao topo