AD_ATOPIE_CHILD-SCRATCHING-ARM_LARGE_2021

Eczema atópico: aliviar a comichão

“Dá tanta comichão! Não! Não coces! ”Está familiarizado com este pequeno diálogo? Pode tê-lo tido com os seus filhos... ou consigo mesmo. E no entanto, o coçar, ao mesmo tempo que proporciona alívio imediato, aumenta a comichão, agravando as manchas vermelhas e a irritação, para não mencionar o risco de infeção se as mãos ou as unhas estiverem sujas. Então, quais são as soluções antiprurido? Partilhamos consigo alguns conselhos, aprovados por profissionais (e pais!).

  • Aplicar diariamente o tratamento ou produto de cuidado da pele prescrito nas áreas afetadas. Seguir uma rotina diária de cuidados com a pele é essencial para um alívio duradouro. 
     
  • Opte por um produto de limpeza emoliente sem sabão e ultra suave que respeite o pH e a barreira da pele (o seu escudo contra agressores).
     
  • Limitar os banhos ou duches a cinco minutos e com água morna (35°C no máximo).
     
  • Secar a pele, sem esfregar, ao sair do duche ou depois de lavar as mãos.
     
  • Dar preferência a vestuário largo para limitar o atrito.
     
  • Evitar o contacto alergénico com ácaros, utilizando uma capa de colchão à prova de ácaros e livrando-se de alcatifas.
     
  • Não se cubra demasiado durante a noite e mantenha a temperatura ambiente entre 18 e 20°C

Como combinar os gestos de barreira com a prevenção do eczema?

A lavagem excessiva das mãos com água quente e sabão altera a barreira cutânea e torna-a mais sensível a alérgenos e irritantes. É assim que surgem as manchas vermelhas e a comichão.
Sugestões para salvar as suas mãos: 
 

  • Optar por géis hidroalcoólicos em vez de soluções, que são mais líquidas, mas mais irritantes. 
     
  • Optar por um óleo de limpeza quando se lava com água é a única opção. 
  • O frio é muito calmante e atua como uma espécie de anestésico: mantenha o seu emoliente no frigorífico para um efeito calmante mais intenso quando o aplicar ou coloque um saco de ervilhas congeladas na zona. Para evitar queimaduras, não o deixe ficar durante muito tempo, ou então embrulhe-o num pano.
     
  • Mantenha as mãos ocupadas com uma bola de stress, por exemplo, ou, melhor ainda, coce um substituto como uma tira de velcro colocada sobre uma peça de roupa ou sobre um animal de peluche para os mais pequenos.
     
  • Mantenha a sua mente ocupada para se distrair da comichão: uma pequena sessão de relaxamento ou exercício, mergulhar na sua música favorita, ou mesmo procurar a ajuda de um terapeuta de relaxamento quando tiver surtos frequentes.
     
  • Mantenha as suas unhas, ou as unhas do seu filho, aparadas curtas ou bem limadas, para não danificar ainda mais a pele já muito frágil.
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

Para aliviar os surtos e tornar o eczema mais suportável, é essencial que não se coce. O ideal é distrair-se ou tentar um método de relaxamento como a meditação. Um truque é manter uma pedra pequena e plana no bolso para passar por cima da pele quando lhe der muita comichão. A frieza da pedra e a massagem suave da zona são uma forma de enganar as sensações de comichão sem se magoar, quer seja pequeno ou grande. Outros preferem aplicar uma compressa fresca ou uma flanela fresca e limpa. Mas tenha cuidado para não usar um cubo de gelo, pois este pode queimar a pele.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

EXOMEGA CONTROL

EXOMEGA CONTROL é uma gama de cuidados de pele que responde perfeitamente às necessidades da pele seca com tendência a eczema atópico para toda a família, graças à sua ação antiprurido e às suas fórmulas que podem ser utilizadas desde o nascimento. 

Cuidados para pele de tendência atópica
EXOMEGA CONTROL
Voltar ao topo