AD_ATOPIC-DERMATITIS_SOLAR-SPORT_LARGE_2021

Eczema atópico e desporto

Você ou os seus filhos têm pele atópica: pele seca, manchas vermelhas e prurido são uma realidade diária. Esta situação pode adiar a sua participação em atividades desportivas, uma vez que a exposição ao sol ou ao frio, ou o suor podem agravar os sintomas. Contudo, ao adotar os hábitos certos, pode tirar partido de todos os benefícios e torná-los um grande aliado para que se sinta melhor e pense em algo que não seja comichão! Aqui estão algumas precauções a tomar para que possa participar sem qualquer preocupação.

  • Reduzir os efeitos irritantes da transpiração: limpar regularmente com uma toalha (e não com a sua T-shirt se estiver a suar), sempre sem esfregar.
     
  • Beba muita água regularmente.
     
  • Escolha cuidadosamente a sua roupa: usar roupa de algodão, solta o suficiente para permitir a fuga do suor e, se possível, com costuras externas para evitar irritação. Lavar bem a roupa sem amaciador de tecidos após cada sessão.
     
  • Lavar imediatamente após a sessão: enxague-se com água fresca para evitar o contacto prolongado com agentes irritantes tais como cloro ou suor, e opte por um produto de higiene sem sabão e com pH fisiológico (não use o do balneário!). Seque a pele sem esfregar e, se possível, aplique um produto emoliente assim que sair do duche para acalmar a pele que possa ter ficado enfraquecida.
     
  • Proteja-se do sol, bem como de temperaturas "extremas": a pele atópica deve ser ainda mais protegida - aplicar um creme solar adequado, sem perfume, de duas em duas horas e usar um boné. Deve também evitar atividades intensas em temperaturas exteriores inferiores a -5°C ou superiores a +30°C (especialmente durante picos de poluição altamente alergénica) porque estas diferenças de temperatura tornam a pele muito frágil.
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

O exercício físico e o desporto são aliados no tratamento das condições cutâneas graças aos seus efeitos positivos na moral e bem-estar, que ajudam a contrariar um dos fatores agravantes dos ataques de dermatite atópica: o stress.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

  • Antes de entrar na água, aplicar um creme isolante em todas as áreas afetadas pelo eczema, o que criará uma película protetora, uma barreira contra agentes irritantes como o cloro ou o sal.
     
  • Quando sair da água, enxaguar rapidamente com água limpa (durante um bom minuto) e depois secar-se suavemente com uma toalha limpa. Sugestão: optar por uma toalha de microfibras mais macia para peles sensíveis (e tão rápida a secar!).

A utilização de um desodorizante, se tiver eczema, é desaconselhável?

O suor e o desodorizante podem causar irritação, especialmente os desodorizantes antitranspirantes que contêm sais de alumínio não são recomendados para peles sensíveis. Por isso, é melhor evitar usá-los, pelo menos antes de uma sessão de exercício. E se passar sem desodorizante parece inconcebível, opte por um desodorizante sem álcool e sem perfume e aplique depois do exercício e do duche.

BARREIRA DERMALIBOUR+

Creme barreira

Este creme protetor proporciona uma proteção duradoura da pele danificada pelo cloro e sal, bem como a irritação causada pela transpiração. A sua textura de efeito "segunda pele" deixa uma película macia e protetora.

BARREIRA DERMALIBOUR+
Voltar ao topo