AD_LIFE-MOMENTS_MOTHER-DAUGHTER-SITTING_LARGE_2021
Conteúdos

Causas da dermatite atópica

A dermatite atópica ou eczema atópico é provocada por fatores genéticos que são hereditários (é "herdada" dos seus pais). Desenvolve-se porque a barreira cutânea, que protege a pele, está enfraquecida.

Para além da hereditariedade, uma multiplicidade de outros fatores pode desencadear um surto: stress, vários agentes ambientais (ácaros, pólenes, animais, lã, detergente de roupa, etc.), dentição, ou transpiração nas dobras (joelhos, axilas, cotovelos, lóbulos das orelhas). 

Causas hereditárias
de dermatite atópica

50% das crianças com um pai atópico desenvolvem dermatite atópica. Isto sobe para 80% se ambos os pais forem afetados: a dermatite atópica é, portanto, uma condição crónica e hereditária, mesmo que não seja contagiosa. Desenvolve-se porque a barreira protetora da pele é deficiente (falta-lhe o filme hidrolipídico, ou seja, água e gordura), o que a torna mais sensível aos agressores externos e permite a passagem de alérgenos.

AD_FAMILY-HUGGING_LARGE_2021

A minha filha de 4 anos tem um eczema atópico desde os 3 meses de idade. O meu marido teve-o em criança. Durante os surtos, ela dorme mal, e nós também!

Laetitia, a mãe de Zoé
AD_PAINFUL-SKIN_WOMAN-SCRATCHING-NECK_LARGE_2021

Eczema atópico
devido ao stress

Quando surge uma crise de eczema atópico, o stress pode ser a causa. Estudos demonstraram que 32% dos surtos inflamatórios são desencadeados por stress. Quanto mais estiver consciente deste fator, mais poderá estar vigilante na tentativa de relaxar, praticar exercícios de respiração profunda, ou cuidar de si para atenuar os efeitos. 

Eczema atópico
devido a alergénicos

A dermatite atópica é uma reação de hipersensibilidade aos alérgenos ambientais. A deterioração da barreira cutânea resulta em perda excessiva de água e facilita a penetração destes alérgenos (pelos de animais, pólen, poluição, cosméticos ou produtos domésticos), o que ativa o sistema imunitário e desencadeia inflamação. É possível identificar estes alérgenos (através de testes com o seu dermatologista ou alergologista) e depois evitar, tanto quanto possível, a exposição aos alérgenos identificados, para espaçar os surtos.

AD_DERMATOLOGICAL-EXPERTISE_SKIN-CONSULTATION-ARMS-HANDS_LARGE_2021 492x450
AD_ATOPIC-DERMATITIS_SOLAR-SPORT_LARGE_2021

Eczema atópico devido a
calor e transpiração

O calor e a transpiração são dois fatores que podem aumentar a secura da pele e permitir que os alérgenos penetrem na barreira cutânea e, portanto, causem inflamação. O efeito pode ser reduzido através da secagem da pele (através de pequenos toques e não da fricção). O uso de roupa solta e leve pode também reduzir a exposição da pele ao calor e à transpiração.

AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Mais informações

Outros conselhos para a pele atópica 
 

Os sintomas de dermatite atópica

Qualquer que seja a zona afetada pelo eczema, os sintomas são sempre os mesmos: O que se vê: manchas vermelhas difusas (não muito bem definidas), pequenas vesículas (tipo de pequenas bolhas de água na superfície da pele) que se desenvolvem em crostas, mas também grande secura geral da pele (que se parece com "pele de crocodilo")

Qual é a sensação: comichão severa e desconforto 

As fases
da condição

A dermatite atópica desenvolve-se em duas fases: a fase de sensibilização (a barreira cutânea é menos protetora e os alérgenos ambientais podem penetrar) e a fase de expressão, com a inflamação a desencadear o início dos sintomas. Na fase de crise (ou surto), a inflamação é visível, as marcas inflamatórias estão presentes na pele. Mas mesmo em remissão, estas marcas estão presentes na epiderme: quando excedem um certo limiar de concentração, ativam a resposta imunitária responsável pelos ataques.

AD_DERMATOLOGICAL-EXPERTISE_CONSULTATION-DERMATOLOGIST-OFFICE-WOMEN_LARGE_2021 920x920
Voltar ao topo