AD_ATOPIE_WOMAN-SCRATCHING-ELBOW_LARGE_2021
Conteúdos

Dá comichão: é eczema ou psoríase?

Nota-se manchas vermelhas ou pequenas bolhas de água na superfície da pele, sente-se formigueiro e comichão: está na hora de aliviar! Mas com sintomas como estes, é um surto de eczema ou psoríase? É muitas vezes fácil confundi-los e para evitar cometer erros, deve consultar um médico. Entretanto, damos-lhe algumas informações sobre como diferenciá-los, e assim, aliviá-los melhor.

Eczema de contacto e psoríase:
como diferenciam?

Eczema de contacto e psoríase são semelhantes: os mesmos sintomas à primeira vista, o mesmo carácter "não contagioso"... Então, como é que se nota a diferença? Se for eczema de contacto, verá manchas vermelhas difusas com pequenas bolhas e escorrimento. Se for psoríase, as manchas vermelhas estão bem definidas, espessas e cobertas de escamas (flocos brancos na superfície da pele) e estão localizadas na parte inferior das costas, couro cabeludo, cotovelos e joelhos. A psoríase também pode afetar as unhas e as articulações.

AD_DERMATOLOGICAL-EXPERTISE_SKIN-CONSULTATION-ARMS-HANDS_LARGE_2021 473x473

A minha psoríase apareceu no início do ano letivo, em setembro, que foi um período muito stressante para mim... Pensei que fosse eczema porque as manchas pareciam muito semelhantes. Mas o meu médico de clínica geral identificou rapidamente a psoríase. Com o tratamento, levou algumas semanas para que os sintomas desaparecessem.

Clara, 48 anos de idade.
AD_ATOPIE_WOMAN-SCALP_LARGE_2021

Psoríase:
quais são as causas e o que a desencadeia?

A psoríase é causada por uma predisposição genética - ou seja, você ou os seus filhos herdam-na frequentemente. As placas de psoríase são causadas pela renovação excessiva e acelerada da camada mais externa da pele, a epiderme. Ocorre mais frequentemente na adolescência ou em adultos após os 30 anos de idade. Os surtos de psoríase são mais frequentemente causados por fatores que os desencadeiam tais como fadiga, stress, perturbação emocional, irritação cutânea ou fumo ou bebida excessivos.

Psoríase:
como é que se trata?

Não existe uma cura completa para a psoríase. A gestão visa principalmente melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Contudo, os dermocorticóides tópicos proporcionam alívio e permitem que a condição entre em remissão. Os profissionais estão cada vez mais a combiná-los com sessões de UV, terapia com luz ou laser. Em todos os casos, mesmo fora da fase de surto, cuide de si: o stress é um fator que desencadeia ou agrava. Deve também ter o cuidado de suavizar a pele, usando emolientes para reduzir a secura da pele e a formação de escamas... e tornar a sua vida mais confortável. 

AD_PAINFUL-SKIN_WOMAN-HAND-SHOULDER_LARGE_2021
Voltar ao topo