eritema das fraldas bebé
Conteúdos

Eritema das fraldas: causas, sintomas e cuidados

Apareceu vermelhidão na pele das nádegas do seu bebé? Está irritada, desconfortável ou mesmo dolorosa? É muito provável que seja um eritema das fraldas, e sabemos que não é fácil falar sobre estes problemas íntimos. 

Mas não se preocupe, o eritema das fraldas, também conhecido como dermatite da fralda, é simplesmente uma condição de pele causada pelo contacto prolongado com um agente agressivo, como as fezes ou a urina. E adivinhe? Não afeta apenas os bebés - os adultos também podem ser afetados! 

Então, o que é que causa o eritema das fraldas, quais são os sintomas típicos e o que é que se pode fazer? Nós explicamos-lhe tudo.

As principais causas do eritema das fraldas

O eritema das fraldas pode ter várias causas. Nos bebés, está frequentemente associado ao uso de fraldas, ao contacto prolongado do rabinho do bebé com as fezes ou a urina e à utilização de fraldas pouco absorventes que mantêm a pele húmida, nos adultos, deve-se frequentemente à fricção da pele ou à transpiração excessiva. Para o ajudar a identificar situações de alto risco, eis uma lista das causas mais comuns. 

causas do eritema das fraldas do bebé

Humidade excessiva 

Quando a pele está num ambiente húmido durante demasiado tempo e/ou com demasiada frequência, o resultado é o que se designa por maceração da pele. É um pouco como o resultado de um banho prolongado, que enfraquece a barreira protetora da pele... O resultado? A pele torna-se permeável: absorve tudo o que está à sua volta, como uma esponja. Isto torna-a muito mais propensa a irritações e infeções, e uma erupção cutânea pode aparecer rapidamente. 

Entre as causas do eritema das fraldas ligadas à humidade excessiva:

  • Transpiração intensa devido ao clima ou a atividades desportivas...
  • Roupa demasiado apertada ou feita de materiais sintéticos... 
  •  Mais especificamente, quando a pele das nádegas está em contacto prolongado com urina ou fezes. Esta situação ocorre naturalmente em crianças pequenas como resultado do uso de fraldas, mas também pode afetar pessoas que usam proteção íntima ou pensos para incontinência.

Fricção

O eritema das fraldas também é causado pela fricção repetida, que irrita a pele e enfraquece a função de barreira. 

  • Para os bebés, as fraldas são muitas vezes o principal culpado. 
  • Nos adultos, as assaduras são geralmente causadas por roupa interior. Escolha conforto para si e para o seu bebé. 

Irritantes químicos

O eritema das fraldas pode também ocorrer como reação a certos ingredientes de cosméticos, detergentes para a roupa, fraldas ou produtos de proteção íntima. O mesmo acontece com os irritantes produzidos naturalmente pelo nosso organismo e que se encontram na urina e nas fezes (a sua acidez pode desequilibrar rapidamente o pH natural da pele). 

Uma infeção 

Não há nada como um ambiente quente, húmido e confinado para a proliferação de bactérias e fungos. E se for esse o caso, estes microrganismos podem perturbar rapidamente o pH da pele e enfraquecer a sua função de barreira. O resultado? Isto é um alerta vermelho: o sistema imunitário é ativado, o corpo defende-se e ocorre uma reação inflamatória com o aparecimento de uma erupção cutânea. 

Como pode evitar o eritema das fraldas?

Eis alguns conselhos a seguir para evitar o eritema das fraldas: 

  • Mantenha esta área tão limpa e seca quanto possível. Se usar fraldas ou proteção íntima, lembre-se de as mudar regularmente. 
  • Use roupa interior de algodão larga e troque-a diariamente. 
  • Após cada limpeza íntima, aplique um creme protetor de barreira que terá um verdadeiro 
    efeito de "segunda pele". 
  • Utilize produtos de cuidados da pele não irritantes. 
  • Evite toalhetes húmidos.
sintomas do eritema das fraldas do bebé

Os sintomas do eritema das fraldas

Como o seu nome indica, o eritema das fraldas ocorre nas nádegas, mas por vezes pode estender-se aos órgãos genitais ou às virilhas. Então, como é que se deteta o eritema das fraldas? Eis o que deve ter em atenção! 

• Vermelhidão e irritação da pele

Seja qual for a sua idade, o aparecimento de vermelhidão é um sintoma caraterístico: reflete um fenómeno irritativo e inflamatório que se desencadeia na pele. As zonas da boca ou do nariz também estão frequentemente sujeitas a irritação e vermelhidão da pele. 

• Sensibilidade ou dor na pele

A pele fica geralmente quente, muito sensível ao toque e dolorosa, como se estivesse crua, por vezes com uma sensação de queimadura. Isto cria um grande desconforto. 

• Prurido

De seguida, reserve algum tempo para secar bem a sua pele, em todas as dobras e sobretudo na zona afetada pelo intertrigo. Um secador de cabelo a baixa temperatura pode ser uma opção prática para uma secagem completa e suave. 

• Formação de bolhas ou feridas

Se houver uma infeção secundária, pode ver lesões na pele, como fissuras ou bolhas. Por isso, não espere para tratar o eritema das fraldas. 

Eritema das fraldas: cuidados

A maior parte das vezes, o eritema das fraldas desaparece em poucos dias se seguir conselhos de higiene simples. No entanto, em caso de infeção ou de uma erupção cutânea que dure mais de 3 ou 4 dias, não espere para consultar o seu médico e iniciar um tratamento adequado. 

tratamento do eritema das fraldas do bebé

Aplique um creme para o eritema das fraldas

Para aplicar eficazmente um creme reparador e purificante para o eritema das fraldas, eis alguns conselhos práticos: 

  1. Não se esqueça de lavar as mãos antes de o fazer.
  2. Em seguida, limpe suavemente a zona irritada e seque-a com uma toalha limpa. 
  3. Em seguida, aplique uma camada fina de creme para o eritema das fraldas.

Não hesite em voltar a aplicar regularmente ao longo do dia. 

Escolha os produtos de cuidados de pele adequados

Regra geral, opte por fórmulas de cuidados de pele de elevada tolerância, sem perfume e com um mínimo de ingredientes. E siga uma rotina adequada: 

  1. Para a higiene diária: o objetivo é limpar suavemente, apaziguar e purificar imediatamente a pele, para evitar qualquer risco de infeção secundária. Por isso, opte por um produto de limpeza muito suave, sem sabão, como um gel de espuma de limpeza enriquecido com cobre/zinco, que tem propriedades de limpeza. Evite os toalhetes descartáveis!
     
  2.  Em caso de maceração, aplique um cuidado secante à base de óxido de zinco, que pode ser aplicado sob a forma de loção ou de spray, muito prático quando quer voltar a aplicar durante o dia. Evite o pó de talco, que tende a favorecer a maceração!
     
  3. Finalmente, para os cuidados diários da assadura da fralda, escolha um creme reparador, apaziguante e purificante à base de cobre-zinco para limitar o risco de proliferação bacteriana. Um conselho: escolha cremes com texturas invisíveis após a aplicação! Isto facilita o controlo das alterações na pele.
     
  4. Depois disso, para evitar o aparecimento de um novo eritema das fraldas, aplique um creme de barreira à base de cobre/zinco que isola e apazigua: com este tipo de creme, obtém um efeito de proteção garantido de "segunda pele"! 

Adotar os gestos certos 

Eis alguns conselhos simples que pode adotar no seu dia a dia! 

 Para a limpeza diária: limpe suavemente a zona irritada com água morna e um produto de limpeza adequado. Seque com uma toalha limpa.

  • Durante o dia: mantenha as nádegas e o ânus tão limpos e secos quanto possível! Troque de roupa interior, se necessário. Para os bebés, deixe a pele secar ao ar livre sempre que possível. E quando usar vários tipos de proteção (fraldas, pensos menstruais, pensos diários, etc.), seja para bebés ou adultos, escolha os que lhe servem bem e troque-os regularmente!
  • Escolha o vestuário correto: use roupas de algodão largas para evitar irritações, especialmente durante a prática de desporto, e utilize um detergente hipoalergénico para a roupa.
  • Faça uma alimentação equilibrada: consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes (legumes, frutas, leguminosas, cereais integrais, etc.) para ajudar a pele a regenerar-se corretamente. 

Não hesite em partilhar estas dicas com os seus amigos e familiares! 

Qual é o melhor creme para o eritema das fraldas?

Para o eritema das fraldas, escolha um creme que repare e purifique ao mesmo tempo. Procure um creme com: 

  • Uma textura que penetra rapidamente e permanece invisível, para que possa acompanhar de perto a evolução da sua pele. 
  • Uma fórmula de alta tolerância com um mínimo de ingredientes e enriquecida com cobre-zinco para limitar o risco de proliferação bacteriana. 
creme para o eritema das fraldas do bebé
outras causas do eritema das fraldas do bebé

Casos específicos

Certas situações podem favorecer o aparecimento de eritema das fraldas em adultos, como por exemplo:

  • incontinência: é a chamada dermatite associada à incontinência (DAI). 
  • distúrbios intestinais. 
  • tomar medicamentos ou tratamentos específicos. 
  • certas doenças, como a diabetes. 
  • um estilo de vida sedentário. 
  • alterações na alimentação, que podem ter um impacto no pH das fezes e da urina.

Compreender o eritema das fraldas nos adultos 

O eritema das fraldas nos adultos ocorre como resultado do contacto prolongado com roupa interior húmida, transpiração excessiva ou outros fatores mais específicos, como problemas ocasionais de incontinência. 

É por isso que é importante adotar uma rotina de cuidados adequada para evitar este tipo de problemas nas zonas íntimas, nomeadamente na vulva ou, no caso dos homens, nos testículos

Eritema das fraldas grave

Por exemplo, se notar: 

  • Persistência de eritema da fralda durante mais de 3 dias.
  • Sinais de uma infeção secundária, como febre ou pústulas.
  • Uma sensação de ardor depois de ir à casa de banho.

Nestes casos, não hesite em consultar o seu médico o mais rapidamente possível. E tenha muito cuidado se estes sinais do eritema da fralda grave afetarem um bebé com menos de 6 semanas de idade, uma pessoa idosa ou alguém com um sistema imunitário enfraquecido. 

Cuidados DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

Acalma - Limpa - Purifica

Creme reparador purificante CICA

DERMALIBOUR+

Creme reparador purificante CICA

Acalma - Repara - Purifica

Voltar ao topo