Irritação vulvar: quais são os sintomas?
Os sintomas da irritação vulvar podem variar consoante a causa, mas são todos desagradáveis e causam uma verdadeira sensação de desconforto.
Durante uma consulta médica, o seu dermatologista e/ou ginecologista terá em conta cada sintoma específico de irritação vulvar, o seu historial médico e a sua idade para fazer o diagnóstico correto.
Prurido e vermelhidão
O prurido da vulva provoca uma vontade incontrolável de se coçar.
O prurido pode ser causado por reações alérgicas, infeções fúngicas ou bacterianas, ou irritação provocada por produtos químicos presentes nos sabões ou detergentes. Pode ser acompanhada de inchaço e, por vezes, pode também afetar o ânus.
Sensação de queimadura
Em caso de irritação vulvar, pode também sentir uma sensação de formigueiro, secura ou mesmo ardor. Estas sensações aumentam se a vulva irritada continuar em contacto com produtos irritantes ou se houver fricção localizada.
Descargas invulgares
Se notar alterações visíveis no seu corrimento vaginal, como um aumento da quantidade ou uma textura diferente, este pode ser um sintoma mais específico de uma infeção. Só um médico pode confirmar esse diagnóstico.