manchas escamosas secas do bebé
Conteúdos

Manchas escamosas secas: Sintomas, causas e cuidado

Manchas escamosas secas é um termo amplo frequentemente utilizado para descrever as pequenas manchas rosadas, secas e ásperas que podem aparecer na pele do rosto ou do corpo. Estas condições de pele são também conhecidas pelos nomes médicos de eczematite ou pitiríase alba. 

Mas o que são exatamente? Quem pode ser afetado? Como identificar corretamente e que conselhos deve seguir para as tratar? 

Siga-nos! Os nossos especialistas irão guiá-lo por tudo o que precisa de saber sobre estas manchas escamosas e como tratá-las. 

manchas escamosas secas no antebraço

Sintomas de descamação da pele

  • Pele seca vermelha e desidratada, apresenta-se frequentemente sob a forma de pequenas manchas, de forma redonda ou oval. 
  • Uma espécie de marca branca: as manchas de pele podem ser ligeiramente rosadas, mas a caraterística principal é uma área de pele branca conhecida como hipopigmentação. As manchas escamosas contrastam com a pele circundante. 
  • Uma fina camada de pele pode desprender-se da sua superfície. Esta situação é conhecida como descamação e é por vezes acompanhada de prurido. 

Para o ajudar a lembrar-se destes sinais distintivos, deve saber que o nome médico "pitiríase alba" vem de pitiríase, que significa "escamas" (por outras palavras, aqueles pequenos pedaços de pele seca que caem) e alba, que significa branco. 
Tenha também em atenção que as manchas escamosas aparecem mais frequentemente no rosto e, em particular, nas crianças, à volta da boca, maçãs do rosto e queixo. Podem desenvolver-se noutras zonas do corpo, como os braços ou o pescoço, mas ao contrário do intertrigo não se localizam nas pregas. 

Algumas dicas para evitar confundir uma mancha seca e escamosa com outra doença de pele

  • Em caso de reação alérgica, é frequente surgirem também vermelhidões e inchaços.
  • No caso do eczema, as manchas tendem a ser vermelhas e irritadas, com prurido intenso. 

Em todo o caso, não demore a consultar um dermatologista para obter o cuidado mais adequado à sua situação. 

Causas das manchas escamosas secas

As manchas escamosas secas são uma condição de pele comum e benigna.. São frequentemente observadas em jovens (crianças e/ou adolescentes). Mas fique descansado, não são contagiosas. O que provoca o seu aparecimento são fatores ambientais, como o vento e o frio, e também uma predisposição genética, ou seja, ter um contexto mais favorável do que outros para desenvolver pele seca. Os nossos especialistas explicam-lhe! 

dermatologista manchas escamosas

O ambiente 

A principal causa das manchas escamosas (ou pitiríase alba) é a xerose, o termo médico para pele muito seca. E é isto que acontece em condições secas e ventosas ou após exposição excessiva aos raios UV do sol.  A pele é agredida e torna-se seca. Isto cria um terreno ideal para a criação de manchas escamosas. 

Além disso, os alergénios ambientais, como o pólen ou as partículas finas da poluição atmosférica, os produtos químicos irritantes presentes nos produtos domésticos e os alergénios alimentares podem provocar reações cutâneas e, se a barreira cutânea estiver danificada, podem também favorecer o aparecimento de manchas secas. 

Predisposição genética

Outra causa igualmente importante é uma predisposição genética ou um historial familiar hereditário. De facto, está intimamente ligada à chamada dermatite atópica ou eczema atópico. Trata-se de uma condição inflamatória (porque há uma reação de defesa na pele) e crónica, porque se desenvolve em surtos. O eczema atópico caracteriza-se por pele seca, prurido intenso e erupções cutâneas. 

As manchas escamosas podem aparecer juntamente com manchas de eczema, ou podem mesmo ser uma manifestação ligeira e/ou precoce do eczema. 

creme de tratamento para manchas escamosas

Manchas escamosas secas: cuidados

Não se preocupe caso apareçam manchas escamosas na sua pele, estas não são graves, mas podem causar muito desconforto. Por isso, enquanto espera pela consulta do seu profissional de saúde, os nossos especialistas reuniram algumas informações e conselhos práticos sobre como tratar esta doença. 

Cuidar da sua pele com produtos emolientes e hidratantes

  • Hidratar a pele é essencial para tratar as manchas escamosas secas. O objetivo é ajudar a pele a restaurar a sua função de barreira danificada, encorajando assim o processo de cicatrização. Por conseguinte, é aconselhável aplicar diariamente um creme emoliente ou hidratante especificamente formulado para peles frágeis ou com tendência atópica.
  • Escolha emolientes com o maior número possível de ingredientes naturais, e certifique-se de que são hipoalergénicos e sem perfume para evitar reações cutâneas. 
  • Igualmente, lembre-se de limpar previamente a sua pele com uma fórmula sem sabão que seja suave para a pele frágil! 

Utilize um creme para as manchas escamosas secas

  • Para ajudar a apaziguar rapidamente a pele e evitar qualquer risco de infeção na zona das manchas escamosas, aplique um creme reparador e purificante para as manchas escamosas sempre que necessário. Pode encontrá-lo facilmente numa farmácia. 
  • Naturalmente, se a condição persistir ou causar demasiado desconforto, o seu dermatologista pode considerar um tratamento adicional. Em particular, pode prescrever dermocorticoides, sob a forma de cremes a aplicar diretamente na zona escamosa para aliviar a inflamação e a irritação da pele.
  • Dependendo da situação, podem também ser considerados outros cuidados, como tratamentos queratolíticos para remover as células mortas da pele, ou medicamentos anti-histamínicos para combater as reações alérgicas. 

Evitar os fatores ambientais

A forma mais simples de prevenir e melhorar o estado das manchas escamosas é, obviamente, evitar ao máximo os fatores desencadeantes. 

  • Lembre-se de proteger a sua pele das agressões exteriores como o sol, o vento, o frio e, de um modo geral, as mudanças bruscas de temperatura. 
  • Para o conseguir, existe um gesto de barreira muito eficaz, nomeadamente a aplicação de um creme isolante. Estes cremes são assim designados porque criam uma barreira protetora com um efeito de segunda pele. A sua textura muito persistente (que permanece na pele durante muito tempo) garante uma eficácia imediata e duradoura durante várias horas. No que diz respeito aos ingredientes, opte por fórmulas de elevada tolerância que não contenham fragrâncias ou silicone. 

Conselhos práticos para tratar as manchas escamosas secas

Para evitar as manchas escamosas secas, adote bons hábitos diários: 

  • Evite sabonetes agressivos que podem secar a pele. Escolha produtos de limpeza suaves especificamente formulados para peles frágeis, irritadas ou danificadas, que respeitem o pH fisiológico da pele e sejam enriquecidos com ingredientes ativos naturais apaziguantes, reparadores e purificadores.
  • Evite duches ou banhos quentes e hidrate a sua pele após cada lavagem.
  • Utilize proteção solar adequada quando estiver exposto ao sol. 
  • E por último, mas não menos importante, escolha roupas feitas de materiais naturais em vez de materiais sintéticos.

Todas estas dicas também ajudarão, acima de tudo, a manter uma pele saudável! 

Cuidados DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

Acalma - Limpa - Purifica

Creme reparador purificante CICA

DERMALIBOUR+

Creme reparador purificante CICA

Acalma - Repara - Purifica

Bálsamo Lábios Reparador CICA

DERMALIBOUR+

Bálsamo Lábios Reparador CICA

Voltar ao topo