AD_NUTRITION_MATURE-SKIN-WOMAN_LARGE_2021
Conteúdos

Quais são os efeitos do sol sobre a pele?

Aos 20 anos de idade, o bronzeado da pele e o sol não parecem afetar a juventude da nossa pele. Aos 30 anos, aparecem as primeiras rugas do sol, e aos 40, aparecem manchas castanhas quando expostas aos raios UV. O envelhecimento natural da pele está naturalmente envolvido, mas não exclusivamente. Os efeitos do sol tendem a acelerar este fenómeno. Como? Nós explicamos tudo.

Os raios UV causam devastação no coração das células

Quase 90% dos raios UVB e 80% dos raios UVA são naturalmente bloqueados pela pele, mas a percentagem restante atinge a nossa pele mais ou menos profundamente, dependendo da pessoa. Quando os raios ultravioleta chegam às células, causam stress oxidativo, provocado pelos radicais livres. Normalmente, este stress oxidativo é corrigido por mecanismos naturais de regulação. Mas com a idade, e em caso de exposição prolongada aos raios UV e, em particular, aos raios UVA, este mecanismo é sobrecarregado e os radicais livres aumentam.
A consequência direta deste stress oxidativo é uma alteração na saúde das células. Por exemplo, os raios UVA podem prejudicar a divisão celular adequada e assim reduzir a capacidade de reparação natural da pele. Da mesma forma, podem danificar certas proteínas celulares que depois se tornam tóxicas para a célula. Normalmente, estas toxinas são naturalmente eliminadas pelas células, mas também aqui, sob a ação do UVA, este metabolismo é alterado passa a funcionar mal.
O stress oxidativo conduz assim à degradação da elastina e do colagénio, resultando na flacidez da pele, perda de elasticidade e firmeza, e perturbação dos melanócitos. 

Nota: o efeito do sol acontece geralmente mais cedo em pessoas com pele clara, que é menos resistente à luz UV.

Quais são os sinais de envelhecimento da pele?

Manchas, rugas... os sinais inevitáveis do envelhecimento da pele

O aparecimento de manchas castanhas

 O envelhecimento da pele resulta no aparecimento de manchas que não existiam antes. Estes sinais são particularmente visíveis em áreas expostas tais como o rosto, as mãos ou a zona do peito. As mais comuns são as manchas pigmentares (hiperpigmentação) com vários graus de escuridão. Também conhecidas como "manchas de idade", embora possam aparecer em qualquer idade, não são perigosas para a saúde. Refletem simplesmente disfunções nos melanócitos, as células que pigmentam a pele. Esta disfunção também funciona ao contrário, com o aparecimento de manchas brancas (hipopigmentação) na pele.

Porque é que o sol aumenta o aparecimento de rugas?

Outros sinais de fotoenvelhecimento incluem rugas, que são mais ou menos pronunciadas e são o resultado da pele perder a sua tonicidade, elasticidade e firmeza, mas também da secura da pele. Lembre-se que demasiada exposição aos raios UV acelera todos estes sinais.

Adotar um estilo de vida saudável para uma melhor prevenção

Não existe cura milagrosa, mas um estilo de vida saudável e responsável é um aliado importante na proteção da sua pele, do seu capital de resistência ao sol e da sua juventude. Por outras palavras, não hesite em: 

  • Aplicar proteção solar apropriada sempre que sair para o sol.
     
  • Seguir uma dieta saudável e equilibrada, de preferência rica em antioxidantes.
     
  • Evitar stressar a pele com outros fatores nocivos, tais como fumar ou beber álcool.
     
  • Limpar e hidratar bem a sua pele à noite: a sua pele precisa de ser bem limpa e devidamente hidratada para tentar retardar o envelhecimento cutâneo.

Os produtos de cuidado da pele certos

Creme solar rosto sem perfume SPF 50+

PROTEGER

Creme solar rosto sem perfume SPF 50+

Protege

Fluido solar rosto invisível SPF 50+

PROTEGER

Fluido solar rosto invisível SPF 50+

Protege

Leite reparador hidratante pós solar

PROTEGER AH

Leite reparador hidratante pós solar

Acalma - Hidrata - Hidratos

AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Mais informações

Mais conselhos para peles sensíveis ao sol
 

AD_WEBSITE_ PDP_OAT_BLOC_2021 577x577 bloc avoine

Aveia Rhealba®: única

Aveia Rhealba®, o nosso tesouro cultivado através da agricultura biológica, é o ingrediente ativo vegetal com propriedades dermatológicas reequilibrantes, suavizantes e reparadoras, presente em todos os nossos produtos.

AVEIA RHEALBA® 

Voltar ao topo