intertrigo
Conteúdos

Intertrigo: Causas, sintomas e cuidados

O intertrigo é uma inflamação irritante que se desenvolve principalmente nas dobras da pele devido ao calor, à humidade e à fricção. Manifesta-se através de vermelhidão e prurido, que podem ser muito incómodos.

Quais são os sinais a que deve estar atento? Como pode prevenir o intertrigo? Os nossos especialistas explicam-lhe.

intertrigo dobra nas pernas do bebé

Como é que se apanha o intertrigo?

O intertrigo não é contagioso: trata-se de uma irritação da pele que se desenvolve nas dobras (entre os dedos dos pés, por exemplo), onde existe humidade, calor e fricção constante. Afeta principalmente as pessoas com excesso de peso, os bebés, os idosos e os atletas, entre outros. 

Áreas afetadas pelo intertrigo

O intertrigo é causado pela fricção da pele contra a pele, em condições de calor e humidade. Pode aparecer em qualquer área do corpo onde duas superfícies da pele estejam em contacto próximo uma com a outra.

A irritação da pele pode ocorrer numa série de áreas diferentes, mas as zonas de maior risco de intertrigo são as dobras onde a pele não respira corretamente e se fricciona contra outras partes do corpo. Assim, o intertrigo pode aparecer entre os dedos dos pés, debaixo dos seios, debaixo dos braços, nas dobras do estômago, nas dobras do pescoço, nas virilhas, entre as nádegas, etc. 

intertrigo do antebraço
intertrigo do pé do bebé

Irritação da pele causada por fricção

Muitas situações do quotidiano podem provocar irritação da pele e intertrigo. Por exemplo: 

  • sapatos demasiado estreitos, o que pode causar fricção repetitiva dos dedos dos pés. 
  • roupas justas ou feitas de materiais sintéticos. Algumas t-shirts desportivas, por exemplo, podem causar irritação nas axilas. 
  • roupa interior ou de banho. Um soutien mal ajustado pode causar fricção e irritação sob os seios. O mesmo se aplica às cuecas, boxers e fraldas de bebé, que podem causar irritação na zona das virilhas.

A fricção também pode agravar um problema de pele seca e causar manchas escamosas

Humidade excessiva entre as dobras cutâneas

O intertrigo ocorre quando a pele se fricciona em locais quentes e húmidos. Eis alguns exemplos: 

  • Quando está quente: as temperaturas elevadas ou a exposição prolongada ao sol podem provocar uma transpiração abundante e, consequentemente, uma humidade excessiva nas pregas cutâneas.
  • Quando pratica uma atividade física intensa. Quer esteja a correr, a caminhar ou simplesmente a jardinar durante várias horas, estas atividades geram muita transpiração e podem favorecer o aparecimento de intertrigo.
  • Se tem excesso de peso. As dobras cutâneas mais profundas das pessoas com excesso de peso tendem a reter mais humidade. 
  • Usar a roupa errada na altura errada. Por exemplo, usar calças de ganga justas em tempo quente pode levar a uma transpiração excessiva na zona das virilhas. 
  • Limpeza inadequada da pele após a lavagem, especialmente depois de dar banho ou mudar a fralda dos bebés. Isto pode contribuir para o desenvolvimento do intertrigo.

Calor e maceração 

Quando a pele permanece confinada num ambiente quente e húmido, cria-se uma situação de maceração da pele e de proliferação de leveduras e bactérias, frequentemente responsáveis por infeções secundárias. Fala-se então de intertrigo infecioso, que pode ser bacteriano ou micótico, consoante a sua origem. 

Um exemplo típico de intertrigo infecioso é o intertrigo dos dedos dos pés, conhecido como pé de atleta: afeta frequentemente os atletas e as pessoas que transpiram excessivamente quando os pés entram em contacto com meias húmidas e/ou sapatos fechados. Visualmente, pode ser visto como vermelhidão, prurido intenso ou mesmo uma sensação de ardor. É frequente a presença de fissuras na pele. 

Tipos de pessoas em risco 

O intertrigo pode afetar qualquer pessoa, mas deve saber que há determinadas situações em que as condições são propícias à sua ocorrência. Por exemplo: 

  • Se é desportista ou tem tendência para suar abundantemente , isso pode provocar-lhe intertrigo. 
  • Se tem excesso de peso, as pregas cutâneas são mais pronunciadas e os riscos de fricção da pele e de retenção de humidade também. O mesmo se aplica aos bebés e aos idosos.
  • Se é diabético, também está mais exposto ao risco de intertrigo infecioso.

Dito isto, não se preocupe! Fale com o seu profissional de saúde. Este poderá aconselhá-lo sobre a forma de prevenir o risco de intertrigo. 

intertrigo dobra do estômago

Sintomas de intertrigo

Os sintomas caraterísticos do intertrigo são os da inflamação da pele:

  • aparece a vermelhidão.
  • algum prurido.
  • é frequente sentir uma sensação de dor, ou mesmo de ardor.
  • Em alguns casos, a pele pode mesmo rachar.

Deve ter em atenção que o intertrigo não é uma infeção cutânea propriamente dita. No entanto, quando as bactérias ou leveduras se apoderam dele, pode rapidamente tornar-se numa infeção. Nesta fase, podem surgir novos sintomas, como por exemplo:

  • pequenas lesões que podem deitar líquido.
  • pode desenvolver-se um odor desagradável na zona infetada.

Intertrigo: cuidados

Em caso de intertrigo, o principal objetivo do cuidado será reduzir a humidade na ferida e aconselhar o mais possível, consoante a situação, para reduzir a fricção e apaziguar a inflamação. Naturalmente, se for confirmada uma infeção, o médico pode prescrever dermocorticoides para aplicar na pele, ou antibióticos orais (para combater bactérias) ou antifúngicos (para combater fungos ou leveduras). 

creme ara intertrigo

Mantenha a zona afetada limpa e seca 

  1. Escolha um produto de limpeza que seja simultaneamente suave e purificante e que mantenha o pH fisiológico da pele. A textura em gel é particularmente prática, uma vez que desliza suavemente sobre a pele e é facilmente lavada, evitando qualquer risco de fricção do intertrigo. Escolha uma fórmula enriquecida com um complexo de cobre-zinco para uma eficácia de limpeza ótima e, idealmente, uma fórmula sem perfume e sem sabão para uma elevada tolerância da pele.
  2. Em seguida, reserve algum tempo para secar bem a sua pele, em todas as dobras e sobretudo na zona afetada pelo intertrigo. Um secador de cabelo a baixa temperatura pode ser uma opção prática para uma secagem completa e suave. 

Secagem da pele 

Para acelerar o processo de cicatrização do intertrigo e evitar a irritação e a maceração prolongada, aplique uma loção apaziguante e secante após a lavagem. Pense em utilizar loções em formato spray, porque são muito práticas para a aplicação diária e pode levá-las consigo para onde quer que vá. 

Claro que, como a pele já está muito irritada, deve optar por fórmulas sem perfume, que contenham o mínimo de ingredientes possível e que sejam de origem natural. 

Reparação da pele 

Quando o intertrigo estiver perfeitamente seco, aplique regularmente um creme reparador e purificante, até estar completamente curado. Em termos de composição, escolha uma fórmula enriquecida com cobre e zinco para ajudar a minimizar o risco de proliferação bacteriana.

Dicas para prevenir o intertrigo

A melhor forma de prevenir o aparecimento do intertrigo é, naturalmente, minimizar as condições que favorecem o seu desenvolvimento. Eis como o pode fazer: 

1. Mantenha a sua pele seca 

Se tem tendência para transpirar, lembre-se de mudar de roupa regularmente: roupa interior, meias, roupa de desporto, fatos de banho, etc. 

Certifique-se também de que alterna os seus sapatos e que os deixa secar completamente antes de os voltar a calçar. E para uma ajuda extra, utilize pós absorventes e produtos antitranspirantes! Se aplicar pó de talco no interior dos seus sapatos, reduzirá a humidade, e lembre-se de usar meias de algodão e sapatos com forros de couro. 

Uma dica extra para os seus bebés: utilize fraldas respiráveis e absorventes para reduzir a humidade e mude-as regularmente. Sempre que possível, permita ao seu bebé ter momentos sem fraldas. A pele que respira tem menos probabilidades de desenvolver intertrigo! 

2. Reduza a fricção

Escolha roupas feitas de algodão ou tecidos naturais. E para isolar e proteger a sua pele de qualquer risco de irritação que possa levar ao intertrigo, não há nada melhor do que aplicar um creme de barreira: parece mesmo uma "segunda pele"! 

Não hesite em consultar o seu profissional de saúde para um aconselhamento personalizado. 

Cuidados DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

DERMALIBOUR+

Gel Espuma Purificante CICA

Acalma - Limpa - Purifica

Creme reparador purificante CICA

DERMALIBOUR+

Creme reparador purificante CICA

Acalma - Repara - Purifica

Bálsamo Lábios Reparador CICA

DERMALIBOUR+

Bálsamo Lábios Reparador CICA

Voltar ao topo