AD_MODELS_WOMAN-CREAM-FOREHEAD_2021
Conteúdos

Cuidados faciais hidratantes: para quem? para quê?

Ter sede é uma sensação desagradável, e quando o nosso corpo carece de água, não se sente bem. O mesmo acontece com a pele! Quando tem falta de água, a pele fica baça, perdendo a sua elasticidade, formando linhas finas, etc. Em suma, temos de dar-lhe algo para beber, mesmo quando se tem pele mista a oleosa, porque a desidratação afeta todos os tipos de pele. Existem vários fatores que podem explicar a desidratação da pele: fatores externos, como as mudanças sazonais ou a poluição, bem como o stress, a falta de sono ou uma dieta desequilibrada. Por vezes, é uma rotina de cuidado da pele inadequada ou o uso de produtos excessivamente agressivos que podem explicar a falta de água. Em qualquer dos casos, a boa notícia é que pode ser facilmente remediada através da adoção e aplicação dos hidratantes certos, que podem fornecer à pele a água de que esta necessita para voltar a ser preenchida. Para descobrir como evitar a desidratação da pele e todas as nossas dicas para cuidar da pele sedenta, clique aqui!

O que é a pele desidratada?

O essencial em resumo:

  • O que vê é o que sente: a pele hidratada perde a sua luminosidade e o seu conforto; pode até cair. É áspera ao toque. Acaba por lhe faltar preenchimento e elasticidade. Quanto à sensação, fica repuxada e irritada por nada.
  • O que acontece: A pele é composta por 70% de água, que se dissemina constantemente da derme (a camada profunda da pele) até à epiderme (o que se vê na superfície). Normalmente, são criados mecanismos fisiológicos para manter a pele bem hidratada: na derme e na epiderme, a água é capturada e retida permanentemente para garantir uma boa hidratação da pele e o excesso é evaporado. Esta evaporação é regulada pelo filme hidrolipídico (feito de substâncias gordos e água) na superfície, o que ajuda a proteger a pele. Para a pele desidratada, existe um problema de retenção de água. O filme hidrolipídico já não funciona e a pele torna-se desidratada.

Sempre disse que tinha pele seca, porque pensava que era o termo que aplicava a toda a pele. Mas a minha pele está desidratada... mas não tem de ser assim. Ao mudar os meus produtos de cuidado da pele, que agora escolho serem "hidratantes", a minha pele recuperou realmente o conforto e a suavidade

Stacy, 48 anos.
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

NOTAS DO ESPECIALISTA

Qualquer pessoa pode ter pele desidratada em algum momento da vida. Não é uma condição patológica. O regresso ao normal pode ser feito rapidamente com uma boa hidratação interna (beber água suficiente) e hidratação externa (usar um hidratante).

Dr. Marco Ambonati, Dermatologista

Fazer

  • Adote uma rotina de cuidado da pele hidratante adaptada, que fornece água, mas também os meios para "reter" esta água: este é o papel dos produtos de cuidado da pele ricos em agentes hidratantes. Aplicados diariamente, saciam a epiderme, impedem-na de perder demasiada água e reforçam a proteção da pele.
  • Beba muita água (1,5 a 2 litros por dia) e escolha frutas e vegetais ricos em água, como pepino, alface, tomate, curgete, pêssego, ananás, morango, melancia e laranja.
    Os alimentos ricos em vitamina E também ajudam a manter a pele hidratada, especialmente à superfície. Pode ser encontrada em óleos vegetais, como azeite ou óleo de colza, espinafres, frutos secos como amêndoas, amendoins, avelãs, e abacate.

A evitar

  • Proteja-se do sol mesmo quando este não está visível: todos os dias, lembre-se de proteger o seu rosto e pescoço dos raios UV com um creme solar de alta proteção SPF50+.

Implementar uma rotina de cuidados da pele eficaz significa escolher os produtos certos... e adotar os hábitos e gestos certos para ajudar a pele diariamente! Para acalmar e hidratar a pele, escolha uma rotina que inclua cuidados de limpeza suaves e específicos. Os nossos especialistas dão-vos todos os seus conselhos.

Como limpar corretamente a pele desidratada?

  • Quer use maquilhagem ou não, a limpeza é o primeiro passo de uma rotina de beleza para redescobrir a pele e preservar o seu equilíbrio.
     
  • De manhã e à noite, para maior conforto da pele, utilize uma loção de limpeza (especialmente no inverno) e aplique-a com a ponta dos dedos. E, para poupar tempo, não hesite em utilizar uma água micelar com um efeito de limpeza e hidratação 2 em 1.

Quando deve aplicar os hidratantes?

  • De manhã, para proteger a pele, aplique um creme hidratante leve que também sirva como base de maquilhagem. Este é o passo mais importante para permitir que a sua pele desempenhe eficazmente o seu papel de barreira. Para uma hidratação eficaz, também se recomenda a aplicação de um creme à noite: a aplicação duas vezes por dia irá restaurar a flexibilidade, suavidade e luminosidade da pele mais rapidamente e de forma duradoura.

Os produtos certos de cuidado da pele

Creme Rico dermatológico hidratante

BIOLOGY

Creme Rico dermatológico hidratante

Acalma - Protege - Hidrata

Água micelar dermatológica Hidralimpeza

BIOLOGY

Água micelar dermatológica Hidralimpeza

Remove maquiagem - Hidrata - Limpa

  AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Saiba mais

Saiba mais sobre a pele seca

Voltar ao topo