AD_MODELS_WOMAN-LOOK-LEFT_2021
Conteúdos

Creme de rosto nutritivo: para quem? para quê?

A pele seca do rosto fica desconfortável: entre sensação de tensão, maior sensibilidade e o aparecimento de vermelhidão ou até mesmo manchas, a pele grita por socorro! A opção certa: nutra-a, profunda e diariamente, com um creme de rosto nutritivo. Se tiver a pele seca, é porque lhe falta gordura (lípidos) e ácidos gordos essenciais. A consequência: o filme "protetor" (conhecido como o filme "hidrolipídico) fica alterado, por isso fica menos resistente às agressões e a pele fica, assim, enfraquecida. Quais são as causas da secura da pele? Que rotina devo adotar para acalmar e nutrir a pele seca? Que creme deve escolher para uma ação ultra nutritiva em caso de pele muito seca do rosto? Os nossos especialistas partilham conselhos práticos sobre como restabelecer uma pele suave e macia.

COMPREENDER A MINHA PELE SECA

Pele seca ou desidratada: é possível ver a diferença?

A pele seca carece de lípidos, ou seja, substâncias gordurosas essenciais para que a epiderme desempenhe o seu papel de escudo protetor contra a agressão externa e também contra a evaporação da hidratação. Os sinais de pele seca: tensa, manchas, vermelhidão e até irritação.

A pele desidratada carece de água: este fenómeno de desidratação pode afetar todos os tipos de pele. Os sinais de uma pele sedenta: tez baça, pele áspera, linhas finas causadas pela desidratação.

Por conseguinte, é essencial dar à pele aquilo de que precisa: lípidos para nutrir e fortalecê-la, caso esteja seca, hidratação caso esteja desidratada. E não o contrário...

A sua pele está desidratada?

Leia os nossos conselhos sobre o cuidado hidratante da pele

O que é a pele seca?

O essencial em resumo:

  • O que vemos, o que sentimos: pele repuxada, zonas de pele a cair, pequenas rugas em determinadas zonas do rosto.
  • O que acontece: Pele seca ou muito seca é a pele que carece de lípidos na epiderme (camada superior da pele) e também na película protetora da pele chamada filme hidrolipídico. A pele não está devidamente protegida; a sua função de barreira está prejudicada. Quais são as consequências? Por um lado, a pele também não retém a água e fica desidratada. Por outro lado, está mais vulnerável às agressões externas. Deve, portanto, ser nutrida, hidratada e protegida.
    Esta secura pode ter causas genéticas (pele seca de mãe para filha) ou ligadas à idade (menopausa) ou causadas por cosméticos ou medicamentos inadequados.

​​​​​​​

​​​​​​​

Demorei a perceber que tinha pele seca, que era a sua natureza e que tive de ajudar, defender e restaurá-la com os produtos de cuidado da pele certos; ou seja, produtos nutricionais e não apenas hidratantes. Desde então, adaptei a minha rotina e sinto que a minha pele ficou mais luminosa e mais flexível.

Mariana, 28 anos

Pele seca: números para saber

1/3

das pessoas têm pele seca

59,1%

das mulheres da UE têm pele seca

42,8%

dos homens da UE têm pele seca

AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

A pele seca fica mais sensível a todas as agressões externas, e o creme nutritivo que se aplica será o seu primeiro escudo, por isso não hesite em aplicá-lo de manhã e à noite.

Dr. Marco Ambonati, Dermatologista

Fazer

  • Adote uma rotina de cuidados nutritivos para a pele, ou seja, especificamente concebida para peles secas ou muito secas. Aplique os produtos de cuidado da pele suavemente, de manhã e à noite, com a ponta dos dedos. E escolha um desmaquilhante adequado, a aplicar com um disco de algodão lavável, que é mais suave do que os discos descartáveis. 
  • Adapte a sua alimentação bebendo muita água e concentrando-se na toma de vitaminas, especialmente Vitamina A, Oligoelementos e Ácidos Gordos (Ómega 3, 6 e 9), encontrados em peixes gordos, mas também em alimentos de origem animal, como fígado ou manteiga, ou frutos e legumes coloridos (melão, alperce, cenoura, tomate, etc.).

A evitar

  • O sol! Todos os dias, mesmo quando o sol não brilha, lembre-se de proteger o rosto e pescoço dos raios UV com um creme solar de alta proteção SPF50+.

Implementar uma rotina de cuidados de pele eficaz significa escolher os produtos certos e adotar os hábitos certos! Para reduzir os sinais visíveis de secura no rosto e para acalmar a sensação de tensão e desconforto, escolha uma rotina que inclua limpeza suave e cuidados adequados. Siga os conselhos dos nossos especialistas.

Como limpar corretamente a pele seca?

  • Quer use maquilhagem ou não, a limpeza é o primeiro passo de uma rotina de beleza para manter a pele radiante e equilibrada, de manhã e à noite. Para maior conforto da pele – e em particular no caso de pele muito seca – use uma loção de limpeza (especialmente no inverno) e aplique-a com a ponta dos dedos. E, para poupar tempo, não hesite em utilizar uma água micelar com um efeito de limpeza e hidratação 2 em 1.
  • Se escolher uma loção, aplique-a com a ponta dos dedos usando leves movimentos circulares de massagem: este gesto respeita a pele e permite que seja aliviada sem criar tensão. Em seguida, retire-a cuidadosamente com um disco de algodão. Se preferir água micelar, então aplique este produto no rosto, olhos e lábios com um disco de algodão reutilizável, muitas vezes mais suave do que os discos de algodão descartáveis.

Como nutrir a sua pele seca ou muito seca?

  • De manhã, aplique um creme rico e nutritivo, que também servirá como base de maquilhagem. Este é o passo mais importante para permitir que a sua pele desempenhe eficazmente o seu papel de barreira. Para restaurar eficazmente a pele seca, recomenda-se também a aplicação de um creme nutritivo à noite: a nutrição duas vezes por dia da pele restaurará a sua flexibilidade, suavidade e luminosidade de forma mais rápida e duradoura. Esta aplicação pode ser feita diariamente, como um cuidado de inverno, ou após a pele ter secado devido ao uso de cosméticos inadequados, doença, fadiga, etc.

Os produtos certos de cuidado da pele

Creme Rico dermatológico hidratante

BIOLOGY

Creme Rico dermatológico hidratante

Acalma - Protege - Hidrata

Cuidado dermatológico nutritivo

BIOLOGY NUTRI

Cuidado dermatológico nutritivo

Nutre - Protege - Hidrata - Acalma a coceira *

Leite desmaquilhante dermatológico hidra-limpeza

BIOLOGY

Leite desmaquilhante dermatológico hidra-limpeza

Remove maquiagem - Hidrata - Limpa

  AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Saiba mais

Saiba mais sobre a pele seca

Voltar ao topo