AD_ACNE_EXPERT-DOSSIER_WEBSITE_ACNE_FOOD_LARGE_2022
Conteúdos

Alimentos e acne: que alimentos devem ser favorecidos e que alimentos devem ser evitados?

Comecemos pelo básico: não existe uma dieta anti-acne ou favorável à acne! Trata-se da qualidade e do equilíbrio dos alimentos no seu prato!
Especialmente porque a dieta é um fator importante que pode influenciar a acne, mas não é, de forma alguma, o único fator ou o mais direto.
Vejamos, portanto, como escolher alimentos de combate à acne de qualidade para melhorar o seu impacto no funcionamento do corpo. As mudanças nos hábitos podem ajudar. Mas em circunstância alguma deverá frustrar-se ou forçar-se a seguir uma dieta específica contra a acne. É essencial encontrar a dieta certa para si e para as suas necessidades.

A dieta tem um impacto direto no nosso corpo: no tempo de digestão, a quantidade de açúcar no sangue, a regulação hormonal e a eliminação, a produção de sebo... que são todas as causas possíveis de acne.
Por outro lado, a dieta também tem um impacto sobre os resíduos que são eliminados. Tudo o que o nosso corpo já não precisa é eliminado pelos nossos órgãos: fígado, intestinos, pulmões e pele. Quando tudo corre bem, o fígado e os intestinos gerem perfeitamente o seu papel de eliminar resíduos e toxinas. Mas quando têm menos êxito, devido ao nosso estilo de vida (poluição, stress, falta de sono, fumo, etc.) e/ou à nossa dieta (frequentemente rica em gorduras saturadas, alimentos processados, açúcares refinados, etc.), existem desequilíbrios, particularmente hormonais. A pele pode então assumir o controlo. É quando a acne aparece!

Se houvesse alimentos conhecidos por combater especificamente a acne?
Mas não existe uma dieta contra a acne: não existem regras rigorosas que possam originar mais desequilíbrios alimentares.
Mais uma vez, o que será importante aqui é a ingestão de alimentos variados e diversificados, tão naturais quanto possível, com especial ênfase nos alimentos ricos em minerais e vitaminas.

Frutas e vegetais

As frutas e os vegetais, ricos em vitaminas, nutrientes, fibra, antioxidantes, etc., estão repletos de tudo o que é essencial para combater a inflamação.
Portanto, não hesite em variar os seus vegetais e colocar alguma cor no prato! 

  • Verde: Espinafres, brócolos, couve, aipo, alho francês, pepino, curgetes, saladas.
  • Vermelho: tomates, pimentos, e, claro, frutos vermelhos quando estão na estação
  • Púrpura: beringela, beterraba
  • Laranja: cenouras 

Gorduras boas

As gorduras boas são chamadas ómega-3. Tratam-se de ácidos gordos essenciais, ou seja, o corpo não os consegue criar, pelo que devem ser fornecidos através da dieta.
Porquê? São verdadeiras anti-inflamatórias naturais e, portanto, especialmente boas para a pele com tendência acneica. Ajudam a proteger a pele e contribuem para uma boa regeneração.
Na prática, inclua na sua dieta: 

  • Peixes gordos (como cavala, sardinha, arenque, truta, alabote, etc., já referidos acima, são excelentes fontes: Duas vezes por semana. 
  • Bons óleos orgânicos amolecidos: azeite para cozinhar, óleo de sementes de linhaça, óleo de colza ou óleo de camelina para ser consumido cru e conservado no frigorífico uma vez aberto.) Varie entre eles e adicione-os às suas saladas ou legumes cozinhados a uma proporção de 2 colheres de sopa por dia. 
  • Mistura de sementes de linhaça para polvilhar os pratos, legumes, etc.
  • Mas também ovos das galinhas alimentadas com linhaça.

Zinco

O zinco também tem de ser fornecido pela dieta, uma vez que o nosso corpo não o consegue fabricar. E como tem um efeito anti-inflamatório e ajuda a regular a produção de sebo, é um elemento ideal de uma dieta para ajudar a combater a acne. Por isso, consuma marisco de vez em quando: ostras, amêijoas e moluscos! Claro que para quem não gosta particularmente de marisco, há também a opção de carne (vaca, fígado, pernas de frango), gemas ou legumes com grão-de-bico e lentilhas, cereais integrais, etc.

Especiarias

Não se esqueça de usar especiarias com propriedades anti-inflamatórias: curcuma, paprika, canela, cominhos, gengibre, etc. um alimento anti-acne para adicionar livremente a todos os seus pratos e vegetais!

Há vários alimentos que podem causar erupções de acne: 

  • Alimentos industriais processados (produtos industriais empacotados com aditivos e corantes)
  • Alimentos ricos em açúcar refinado (doces, refrigerantes, chocolate, etc.)
  • Cereais ricos em glúten (pão, piza, doces, bolos, etc.) 
  • Produtos lácteos de origem animal (leite, iogurte, etc.)

Uma maneira de descobrir é cortar um ou mais destes alimentos durante 3 meses e prestar atenção às mudanças na pele. Depois, cada alimento é reintroduzido pouco a pouco, até se encontrar a dose máxima tolerada, sem a ressurgência de borbulhas.

Alimentos processados

Em cinquenta anos, a alimentação mudou muito com alimentos cada vez mais industriais e processados, ricos em açúcar refinado, gorduras saturadas e enriquecidos com muitos aditivos, corantes e conservantes.
Confrontados com a acumulação de todas estas novas substâncias, o nosso corpo nem sempre sabe como se adaptar: este contexto alimentar pode preparar o terreno para o aparecimento de acne.
Por esta razão, tente reduzir os produtos industriais embalados o máximo possível e substitua-os por alimentos crus, naturais ou biológicos, o menos processado possível.

Açúcares refinados

Os açúcares também são conhecidos como hidratos de carbono. Convenhamos que é essencial ter hidratos de carbono no seu prato, especialmente para o bom funcionamento do seu cérebro! Portanto, sim, há que comer açúcar, mas cuidado com a sua qualidade.
Limite o consumo de açúcares brancos refinados (que já não contêm vitaminas e minerais) e de todos os alimentos para acne descritos como "índice glicémico elevado" (ou seja, aumentará rapidamente o nível de açúcar no sangue), tais como bolos, refrigerantes, doces, barras de chocolate e gelado, mas também refeições prontas, como sopas e molhos. Na verdade, isto leva à inflamação, pode promover infeções da pele e também perturba as hormonas, o que nos recorda da combinação perfeita da acne.
Pensem em boas alternativas, como por exemplo a fruta que contém açúcar natural ou mel! Do mesmo modo que 90% de chocolate negro não terá o mesmo impacto que as bolachas de chocolate industrial. Nunca é demais repetir: pense primeiro na qualidade! 

Glúten

Em primeiro lugar, o que é glúten? Este é o nome dado às proteínas naturalmente presentes em determinados cereais como trigo, centeio, cevada, etc., e encontra-se também no pão, na pizza e em determinadas confeções industriais.
E para alguns, o glúten pode causar problemas digestivos. O resultado? Isto cria um fenómeno inflamatório que, mais uma vez, proporciona a reprodução ideal para a acne.
Os alimentos ricos em glúten, como pão e bolos feitos de farinha de trigo, por exemplo, também são frequentemente ricos em açúcares refinados. Portanto, estes alimentos devem ser desfrutados com moderação quando tem acne.
Importante: quer consuma farinha, pão, massa ou cereais, opte pela agricultura biológica ou sustentável sempre que possível.

Produtos lácteos de origem animal

Os laticínios encontram-se em muitas formas diferentes na nossa dieta: 

  • No leite para o pequeno-almoço
  • Em forma de queijo, natas ou iogurte ao almoço ou jantar.
  • Não se esqueça do leite utilizado nos bolos, molhos, gelado, etc.

Estes alimentos afetam os nossos organismos de formas diferentes: embora sejam ricos em cálcio, que é essencial para ossos fortes, também podem causar desequilíbrios hormonais e intestinais e, subsequentemente, problemas de pele como a acne.
Por isso, pense em variar as origens: experimente leite de ovelha, leite de cabra, etc.
Hoje em dia existe também uma vasta gama de bebidas de origem vegetal disponível. Há sempre algo para todos, por isso, tente trocar de um leite de vaca para bebida de amêndoa, aveia ou até de avelã ao longo do tempo. No entanto, verifique se não têm açúcar na sua composição. 

"Nos últimos 6 meses, tenho estado atenta àquilo que como para ver se teria um efeito e reduzir a minha acne. Apercebi-me de que, desde que deixei de comer bolos industriais e cortei os meus bolos ao lanche, a acne quase desapareceu do meu rosto. "

Justine, 15 anos

Outro aspeto de uma dieta que equilibra a acne é a água! Porque é simplesmente vital!
Porquê? 

  • Porque é o componente principal das células do nosso corpo. 
  • Porque garante os nutrientes certos para a pele 
  • Porque é essencial para a evacuação das toxinas e para o bom funcionamento do fígado e dos rins.

Quando está desidratado, os intercâmbios no corpo abrandam... e isto rapidamente leva a desequilíbrios e perturbações: proporciona o aparecimento de acne.
Talvez possa agora olhar para a sua garrafa de água de uma forma diferente porque pode tornar-se numa verdadeira aliada. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia ajudará a pele a eliminar corretamente os seus resíduos. Isto significa que a sua pele tem menos probabilidades de desenvolver imperfeições acneicas. Imagine!

O segredo da combinação perfeita para o cuidado da pele é agir a nível interno e externo. 

Agir a partir do interior: 

  • Beber água suficiente todos os dias, pelo menos 1,5 litros
  • Abasteça-se todos os dias de bons vegetais e fruta, ricos em água, vitaminas e minerais
  • Cuide da sua dieta contra a acne: não faça dieta, mas também não se sobrecarregue
  • Cuide do seu sono e aprenda a gerir o seu stress

 

Agir a partir do exterior:

BIOLOGY AC

A BIOLOGY AC elimina visivelmente as imperfeições (borbulhas, excesso de sebo, marcas) e atua diretamente sobre o microbioma da pele para ajudar a restabelecer o equilíbrio. 

Cuidado anti-imperfeições
BIOLOGY AC
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

Em alguns casos, quando a dieta é desequilibrada, pode mesmo ser considerada um fator que contribui para a acne. Por exemplo, o excesso de açúcar pode reforçar uma perturbação hormonal, que, por sua vez, é muitas vezes causa das manifestações de acne. Por conseguinte, tomar medidas relativamente à sua dieta é uma medida essencial na saúde e pode ser muitas vezes muito útil na gestão da acne. Uma simples dica para ajudar a encontrar o equilíbrio alimentar certo é registar o que consume e o progresso da sua acne. Muitas vezes, trata-se de uma ferramenta inestimável para estabelecer ligações entre causa e efeito e para adaptar a nossa dieta o melhor possível.

Dr. Marco Ambonati, Dermatologista

Voltar ao topo