Suavizar o eczema de contacto no rosto
O eczema ou dermatite de contacto alérgica no rosto pode desenvolver-se em qualquer lugar, mas aparece principalmente nas orelhas, lábios e pálpebras, que são áreas particularmente sensíveis. Os sintomas podem demorar entre três a 10 dias a aparecer após o contacto, o que por vezes dificulta a identificação do agente que o desencadeou, por isso aqui estão algumas informações para o ajudar a identificar o alérgeno que o possa ter causado. Também partilharemos consigo as melhores formas de tratar a dermatite de contacto alérgica no rosto e acalmar esta zona sensível.
O rosto
Sintomas de eczema alérgico no rosto
- Manchas vermelhas difusas (com rebordos irregulares) responsáveis pelo prurido cutâneo (comichão severa),
- Vesículas transparentes cheias de líquido que se rompem e escorrem (muitas vezes devido ao coçar),
- Por vezes o eczema é acompanhado por inchaço do tecido (edema), especialmente nas pálpebras.
Qual é a diferença entre eczema de contacto e irritação?
O eczema de contacto é uma reação alérgica, provocada pelo simples contacto com um alérgeno, enquanto que a dermatite irritativa ocorre como resultado de agressores físicos (como o atrito) ou químicos na pele, mas sem o envolvimento de um alérgeno. A dermatite irritativa ocorre pouco depois do contacto e manifesta-se como queimaduras de pele (visíveis ou sentidas).
Eczema de contacto no rosto
Tratar a zona afetada pelo eczema
- Identificar o alérgeno em questão para "eliminá-lo": bijutaria (muitas vezes níquel) ou acessórios usados perto ou sobre o rosto, maquilhagem, substâncias transportadas pelas mãos para o rosto (como um produto doméstico, perfume ou verniz para unhas, por exemplo).
- Retirar a maquilhagem e lavar a pele com um produto muito suave, ou mesmo uma espuma de limpeza à base de cobre-zinco.
- Em seguida, aplicar diariamente os dermocorticóides prescritos, apenas nas lesões, e se necessário aplicar um creme reparador.
- Se usar maquilhagem, cubra apenas as partes do rosto que não são afetadas e opte por produtos de maquilhagem disponíveis nas farmácias.
Notas do especialista
O eczema de contacto desaparece após alguns dias de tratamento. Os cuidados com a pele são um aliado valioso para acalmar a irritação e ajudar a pele a recuperar.
Dr Marco Ambonati, Dermatologista
Subscreva a nossa Newsletter
Informações, conselhos, sugestões: junte-se à comunidade A-DERMA e descubra como cuidar da pele frágil de toda a família.